JSNEWS – As autoridades de saúde de Los Angeles, na Califórnia, estão preocupadas com a disseminação de uma “droga zumbi” que pode ter efeitos horríveis sobre os viciados.
A droga, que é conhecida localmente por “Tranq” é uma adição da Xilazina, um tranquilizante animal, com outras drogas como a heroína e o fentanil, o resultado tem sido devastador causando o apodrecimento da pele e dos músculos transformando os usuários dessa combinação em “zumbis”.
“É realmente terrível, essa droga está desfigurando as pessoas”, disse o agente especial da Drug Enforcement Administration Bill Bodner ao site da KTLA5 News. “É muito mais provável que os usuários dessa droga tenham uma parada respiratória ao fazer uso dela. A Xilazina é um vasoconstritor e quando injetada ela reduz circulação sanguínea.”
O Gabinete do Xerife do Condado de LA iniciou um programa para rastrear os incidentes envolvendo o uso da Xilazina em humanos.
“Na área da grande Los Angeles, detectamos a Xilazina em pílulas de fentanil”, disse a porta-voz da Divisão de Campo da DEA LA, Nicole Nishida, KTLA5 News. “Embora os números sejam relativamente baixos em nossa comunidade em comparação com outros lugares dos Estados Unidos, a presença de Xilazina em nossas comunidades está se tornando mais frequente e a tendência é preocupante.”
O especialista em vícios Cary Quashen disse que “nunca viu nada parecido com o que estamos lidando agora”.
“Tivemos uma mulher que entrou e sua irmã faleceu de overdose de fentanil”, disse Quashen à KTLA5 News. “Mas não foi apenas fentanil, a pele dela estava começando a apodrecer e isso é um sinal claro de Xilazina.”
Los Angeles não é o único lugar que lida com a substância horripilante.
A DEA emitiu um alerta urgente de segurança pública em março de que a Xilazina está sendo usada como um agente usado para baratear o fentanil e que está presente em 48 estados americanos.
Em Nova York, a “droga zumbi” está associada a dezenas de obitos, disse o líder da maioria no Senado dos EUA, Chuck Schumer, no final de março deste ano.
Em Massachussetts a droga foi detectada em junho do ano passado
O rastreamento de dados sobre o fornecimento de drogas em Massachusetts descobriu que 28 % das amostras das drogas apreendidas nas ruas em diferentes partes do estado, testaram positivo para Xilazina em junho de 2022. Naquela ocasião os profissionais de saúde do Boston Medical Center e do Mass General Hospital disseram a imprensa local que notaram um padrão de overdoses recentes que são menos responsivas ao Narcan ou não respondem ao Narcan. E informaram, em setembro de 2022 que os hospitais locais não têm a capacidade de tratar overdoses por Xilazina havendo dificuldade para identificar quantas overdoses estavam sendo causadas por drogas associadas a Xilazina.