JSNEWS – Em meio a uma onda de calor e de incêndios florestais, o presidente Joe Biden anunciou nessa quarta-feira, 30, que planeja aumentar o salário dos bombeiros federais para US $ 15 por hora e oferecer novos investimentos no combate aos incêndios florestais, informaram a ABC News e a NBC News.
O anuncio foi feito pelo Presidente dos Estados Unidos durante uma reunião virtual com governadores dos estados do Oeste e empresários da iniciativa privada para discutir politicas de enfrentamento e prevenção aos incêndios florestais .
O presidente começou a reunião mostrando as imagens devastadoras dos incêndios do ano passado. “Estamos nos lembrando das cenas horríveis do ano passado. Céus alaranjados que pareciam o fim dos dias, fumaça e cinzas que tornavam o ar perigoso de respirar, mais de 10 milhões de acres queimados, bilhões de dólares em prejuízos econômicos, famílias que perderam suas casas e tudo o que possuíam. E muitas, muitas vidas perdidas”, disse Biden.
Biden também destacou que este ano os incêndios florestais começam a sua propagação e que a mudança climática não deve ser vista como uma questão partidária ou mesmo ideológica. O presidente observou que já existem mais de 9.000 bombeiros mobilizados para o oeste dos Estados Unidos já no inicio de junho.
O presidente também se dirigiu àqueles que estão lidando com altas recordes nas temperaturas e pediu que as pessoas cuidem umas das outras.
“Quero salientar que o calor extremo que estamos vendo no oeste não é apenas um amplificador de risco para incêndios florestais, é uma ameaça em si. As pessoas estão sofrendo. É mais perigoso para as crianças brincarem ao ar livre. As estradas estão se desfazendo com o calor. Mais uma vez, não preciso dizer a todos: precisamos que as pessoas ajudem umas às outras e a seus vizinhos, especialmente os idosos que podem precisar de uma mão amiga”, disse Biden.
A reunião onde o aumento salarial para os bombeiros federais foi anunciado depois que Biden expressou consternação com o salário que esses bombeiros recebem atualmente durante uma visita à Agência Federal de Gerenciamento de Emergências (FEMA) na semana passada. “Acabei de perceber, não sabia, devo admitir, que os bombeiros federais recebem US $ 13 por hora. Isso vai acabar na minha administração. É um salário ridiculamente baixo para pagar aos bombeiros federais”, disse Biden na época.
O governo também planeja expandir a contratação de bombeiros sazonais e aumentar a capacidade de pessoal treinando mais funcionários federais e militares para que estejam preparados para apoiar os esforços de combate a incêndios florestais.
Na última quarta-feira, havia pelo menos 50 grandes incêndios florestais que queimaram mais de meio milhão de acres em 11 estados, principalmente no oeste.
Desde 2015, os Estados Unidos tiveram cerca de 100 incêndios florestais maiores a cada ano do que no ano anterior, de acordo com a Casa Branca, e a temporada de incêndios florestais de 2021 já está superando a anterior.