JSNEWS – O presidente Joe Biden deve anunciar nos próximos dias tornar elegíveis para o Medicaid e ao Affordable Care Act centenas de milhares de imigrantes que chegaram aos EUA ilegalmente quando crianças. O acesso proposto pela administração Biden para aqueles que participam do programa Deferred Action for Childhood Arrivals, ou DACA (um programa que concede proteção contra deportação e permissões de trabalho a esses imigrantes), deve ainda levar alguns meses para ser finalizado por meio de um processo regulatório federal.
Representantes da Casa Branca se recusaram a comentar o plano que foi relatado pela primeira vez pela agência de notícias Associated Press – AP.
A expansão planejada pela administração Biden do seguro de saúde para essa parcela da população americana ocorre quando os esforços para estender a proteção a esses imigrantes conhecidos como “Dreamers” estão paralisados no congresso dos Estados Unidos.
O acesso ao Medicaid e ao Affordable Care Act permitirá aos beneficiários do DACA uma cobertura de saúde sob o programa conjunto federal-estadual Medicaid ou de seguradoras privadas que participam das compensações estabelecidas pela lei ACA de 2010.
De acordo com dados da organização de políticas de saúde, Kaiser Family Foundation, oito estados americanos já expandiram o acesso ao seguro estatal à cobertura de saúde, independentemente do status migratório.