JSNEWs (Resumo do dia) – nessa segunda-feira, 19 de maio, o Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE) deflagrou uma série de operações policiais em pontos estratégicos do país, mirando imigrantes indocumentados e foragidos com ficha criminal.
Em Madison, Dakota do Sul, agentes do ICE invadiram empresas como Manitou Equipment America e Global Polymer Industries, onde detiveram oito trabalhadores em flagrante por uso de documentos falsificados. Cada suspeito enfrenta acusações que podem render até 15 anos atrás das grades, segundo a South Dakota Public Broadcasting.
Em Gaithersburg, Maryland, a força-tarefa do ICE capturou um perigoso membro da gangue MS-13, de nacionalidade salvadorenha. O sujeito, com passagens por incêndio criminoso, roubo e furto de veículos, já havia sido expulso do país, mas voltou clandestinamente, conforme divulgado pelo perfil oficial do ICE no X.
Em Nova York, outro alvo foi preso por dirigir embriagado com agravantes e está na mira por denúncias graves de abuso sexual contra uma criança. Ainda na mesma região, um terceiro suspeito, condenado por ataque com arma letal e com mandado ativo por agressão, caiu na rede dos federais.
As batidas policiais reforçam a linha dura da administração Trump contra a imigração irregular, com foco em criminosos e segurança pública. Apesar do impacto, vozes críticas denunciam o clima de medo nas comunidades imigrantes. Não há registro de brasileiros entre os detidos nas ações de hoje.