Por: Alfredo
1. Em conversa com “Pai Groa”, novo chefe espiritual do terreiro de Candomblé de “Pai Didico”, em Salvador, ¬ fiquei sabendo que a Alemanha ainda seguirá por um bom tempo sofrendo as consequências da ousadia em golear o Brasil por 7×1 no Mundial de 2014. Na primeira edição da Liga das Nações Europeias, a Alemanha corre o risco de ser rebaixada para a Série B da competição. Os alemães empataram em 0x0 com a França e perderam de 3×1. Empataram em 2×2 com a Holanda e perderam de 3×0.
2. Gordo faz gordices, doido faz doidices e Maradona faz maradonices. Sem conseguir viver longe dos holofotes, Maradona mais uma vez atacou Messi. Agora, pede à imprensa argentina e aos torcedores que não endeusem Messi, pois, segundo ele, não passa de um jogador normal como tantos outros.
3. O Barcelona, mais do que um time de futebol, é um símbolo de resistência pela independência da Catalunha. Os catalães sempre foram ferozes opositores do regime fascista do general Franco, ditador espanhol. A declaração de dois embaixadores do clube, Ronaldinho Gaúcho e Rivaldo, apoiando no Brasil um candidato de extrema-direita, provocou desconforto no clube. A diretoria afastou os dois, por algum tempo, das funções que exerciam. Segundo o clube catalão, algumas declarações do candidato militar são as mesmas que o Barcelona vem combatendo desde a ditadura do Generalíssimo Franco. Para os padrões do Barcelona, o capitão está fora da curva.
4. O simpático Japão vem confirmando o bom desempenho mostrado no Mundial da Rússia. Nesta terça-feira, derrotou o Uruguai por 4×3 em partida amistosa. Os japoneses estão confirmados na Copa América 2019, no Brasil.
5. O treinador Tite parece que, depois da Copa da Rússia, vem perdendo sua “imunidade”. Após quatro vitórias em quatro jogos, parte da imprensa esportiva vem contestando o desempenho da seleção e cobrando do treinador opções de esquema tático. Acham que Tite não admite que o time está jogando mal e prefere valorizar adversários que não têm expressão, como a Arábia Saudita. Tite já está sentindo que, se não ganhar a Copa América no ano que vem, no Brasil, não estará no comando da seleção em 2022. 6. Que noite! Com a vitória sobre o Corinthians em São Paulo por 2×1, o Cruzeiro se tornou hexacampeão da Copa do Brasil, embolsou 62 milhões de reais e garantiu vaga na Libertadores 2019. Bom demais da conta!
7. Parece que a renovação de treinadores no Brasil não vai ser tão fácil como se pensava. O Atlético-MG, que havia efetivado Tiago Larghi em junho, acaba de demitir o jovem técnico e contratou o veterano Levir Culpi. É a velha mania: o técnico deu um título uma vez ao clube e a diretoria acha que, trazendo-o de volta, outro título será conquistado.
8. Ô vida dura… Depois de brigar pelo título da Copa do Brasil, o Corinthians vai lutar para não ser rebaixado para a Série B. Com o time atual, vai precisar brigar muito pra não cair.
9. O céu continua “de brigadeiro” para o Palmeiras. Está na ¬final do Brasileiro Sub-20 contra o Vitória. O primeiro jogo será em Salvador e o segundo em casa. O Verdão conta com dois atacantes, Yan e Aníbal, vindos do Vitória, além do treinador Wesley Carvalho e dois auxiliares, também vindos do clube baiano. Ambos os clubes buscam o primeiro título da categoria.
10. O jornal espanhol Mundo Deportivo publicou matéria em que Neymar estaria de volta ao Barça na janela de ¬ m de temporada, em maio de 2019. Segundo o jornal, Neymar teria um acordo com o PSG que o liberaria para o Barcelona pelo mesmo valor que o clube francês pagou ao gigante espanhol. Ainda segundo a publicação, pesquisa realizada entre torcedores e jogadores do Barcelona mesmo valor que o clube francês pagou ao gigante espanhol. Ainda segundo a publicação, pesquisa realizada entre torcedores e jogadores do Barcelona mostra que 54% dos entrevistados apoiam a volta de Neymar Jr.
Bem, até que enfim o Alfredo Melo assume a verdade que nunca quis calar: ele é o Gatinho Cruel, que agora sai de cena para dar lugar ao seu criador. Enorme criatura no sentido literal, na bondade, no caráter e no conhecimento profundo do futebol e das coisas boas da vida, inclusive pratos deliciosos. Ah, tem também a paixão pelo Botafogo cada dia maior…


