Da Redação – Um homem cadeirante foi morto na última quinta-feira (26) por policiais do estado americano da Califórnia ao tentar fugir de uma abordagem. Anthony Lowe Jr., de 36 anos, foi atingido por ao menos oito disparos feitos por três policiais.
De acordo com o Departamento de Polícia de Huntington Park, Lowe Jr. havia esfaqueado uma pessoa “sem motivo justificais” momentos antes. Ao ser abordado por policiais, o suspeito tentou fugir e foi alvo de dois disparos feitos a partir de armas de choque e apesar das descargas elétricas, Lowe Jr. teria continuado resistindo à detenção. Segundo a polícia, os agentes envolvidos no incidente decidiram atirar no amputado por medo de que o suspeito arremessasse contra eles uma faca.
Huntington Park, California police officers shoot dead Anthony Lowe Jr, a double amputee man who tried to run away from them on the stumps of his legs. The cops said they were afraid Lowe would throw the knife he had at them. pic.twitter.com/y4FjqED4Hy
— Mike Sington (@MikeSington) January 31, 2023
O Gabinete do Condado do Xerife de Los Angeles informou que os três policiais foram afastados por “alguns dias”, mas não declarou se alguma medida disciplinar foi tomada contra os agentes, de acordo com o portal britânico Daily Mail.
A família de Lowe Jr., por sua vez, aguarda explicações da polícia pelo incidente. “Eles mataram meu filho, em uma cadeira de rodas, sem pernas. Eles precisam fazer algo sobre isso”, lamentou a mãe do suspeito, Dorothy Lowe. Os parentes dele contaram ao jornal local LA Times que ele perdeu as pernas em uma confusão com policiais no Texas meses antes. Desde então, o homem de 36 anos — pai de dois filhos — estava morando com a mãe.
Segundo o Daily Mail, não há informações sobre quem Lowe Jr. teria esfaqueado ou o estado de saúde dessa pessoa.