JSNEWS – Câmara dos Deputados do Texas aprovou na semana passada três projetos de lei para fortalecer a segurança nas fronteiras e que da poder a policia para deter e deportar imigrantes sem documentos que são flagrados cruzando a fronteira ilegalmente. O projeto agora passa para o Senado do Texas, dominado pelos republicanos.
Embora houvesse uma oposição dos democratas, o projeto HB 4 avançou com apoio republicano que torna crime comum entrar ilegalmente no estado do Texas partir do Mexico sem a devida autorização o que permitiria a Policia Estadual a enviar de volta ao México as pessoas que eventualmente cruzassem sem portar a devida autorização.
Atualmente os imigrantes que são detidos na fronteira por entrar ilegalmente no pais podem enfrentar até 180 dias de prisão, caso seja reincidente, essa sentença pode chegar a cinco anos, entretanto devida a crise migratória, que superlota as instalações da imigração dos Estados Unidos a maioria desses imigrantes são liberados dentro do território americano logo após serem parados por agentes federais.
A Lei de Nacionalidade e Imigração (INA) estabelece que apenas agentes federais podem conduzir processos migratórios havendo assim um conflito legal com o Estados do Texas e a administração federal que pode ser decidido nos tribunais.