Por: Alfredo Melo –
1 – Lamartine Babo, um dos maiores compositores carnavalescos de todos os tempos, certa feita no final dos anos 40, resolveu fazer uma visita de surpresa a sua irmã, que havia casado com um médico e estava morando em juiz de fora, na zona da mata mineira. Lala, tomou um trem da antiga estrada de ferro Leopoldina, na estação de Barão de Mauá, no rio de janeiro, pelo início da manhã, com previsão de chegada em juiz de fora, por volta das sete horas da noite.
Como naquela época, no brasil, trem e horário não se combinavam, o trem chegou em juiz de fora, por volta das três horas da manhã. Como três horas da manhã, não é horário de visita chegar na casa de ninguém, Lala ficou vagando pela plataforma da estação, esperando o dia clarear, pra bater na casa da irmã. Ao passar pela sala da estação, a janela estava aberta e estava o chefe da estação fazendo um relatório, sobre o trem que havia deixado a estação a pouco. Em outra mesa, o auxiliar de estação, cochilava debruçado na mesa, com a cabeça apoiada nos dois braços.
Lamartine deu bom dia e o chefe da estação respondeu: “dia bom imediatamente, o chefe da estação, bateu no telegrafo, em código Morse” nogueira, acorda e veja que sujeito feio, careca e banguela, está na janela”. Lamartine babo, na mesma hora, meteu a mão no bolso do paletó, tirou um lápis e bateu no batente da janela. “feio, careca, banguela e rádio telegrafista, também.”
2 – O casal de mineirinhos, chegou na estação do trem, para embarcar para São Pedro dos Ferros e o trem, estava atrasado cerca de 4 horas. Como já era noite e a plataforma estava cheia, as pessoas começaram a se acomodar com cobertores e caixas de papelão, pelo chão da plataforma.
De repente Maria sentiu uns movimentos em suas costas e no meio da escuridão, sem saber onde seu marido estava, perguntou em voz, um pouco alta: “Zé, oce ta me usando? ” e Zé respondeu: “to não.” Aí Maria desabafou “então tão”.
3 – Como o trem estava atrasado, pra matar o tempo, o mineirinho, no bar da estação, tomava umas pingas e comia umas peles de porco. Quando o trem chegou na plataforma, o mineirinho, não estava muito bem.
Ao entrar no vagão, notou que sua poltrona era ao lado da poltrona de um negão, que dormia pesado. O trem deixou a estação e o balanço do trem, junto com as curvas da ferrovia, provocaram uma revolução no estomago do mineirinho. Não demorou muito, para que, sem que ele chamasse, o “Raul” chegasse.
Rapidamente, ele tentou chegar a janela, mas, não deu tempo e vomitou sobre o negão, que continuo dormindo.
Ao acordar o negão viu a roupa toda vomitada e olhou para o mineirinho, que rapidamente falou: “ta mió fio, ta”.
4 – Joca embarcou no trem em juiz de fora. Ao entrar no vagão, encontrou um amigo que perguntou para o Joca, para onde ele estava indo.
Antes que Joca respondesse, chegou o condutor do trem e, pediu ao Joca, o bilhete. Joca disse que não tinha, então o condutor perguntou para onde Joca ia. Ele respondeu santos Dumont.
O bilheteiro, então lhe cobrou 10 reais.
Joca disse que não tinha dinheiro. Aí o condutor falou: “por favor me acompanhe até o banheiro” Joca foi e logo depois estava de volta. Ao chegar em santos Dumont, Joca não desceu, continuou no trem.
Logo depois do trem deixar santos Dumont, veio o condutor e a mesma história. Joca disse que estava indo pra Barbacena, mas não tinha bilhete nem dinheiro. Foi convidado gentilmente, para ir ao banheiro.
Quando voltou o amigo perguntou: “afinal, Joca, pra onde você vai?” e Joca respondeu” se o rabo véio, guentar, vou até belo horizonte ”
Bem, até que enfim o Alfredo Melo assume a verdade que nunca quis calar: ele é o Gatinho Cruel, que agora sai de cena para dar lugar ao seu criador. Enorme criatura no sentido literal, na bondade, no caráter e no conhecimento profundo do futebol e das coisas boas da vida, inclusive pratos deliciosos. Ah, tem também a paixão pelo Botafogo cada dia maior.