JSNEWS – A crise que os Estados Unidos enfrentam devido ao consumo de fentanil não dá trégua, não só são relatados casos de overdose em pessoas, mas agora até mesmo animais de estimação estão sendo afetados.
Esse é caso de Toddles, um filhote de cachorro Poodle que foi resgatado porque, como seu tutor, ele teve uma overdose devido ao uso do opioide sintético.
De acordo com relatos, um homem estava usando fentanil e, aparentemente, compartilhou a poderosa droga com seu pequeno amigo peludo, e ambos tiveram uma overdose. Os eventos ocorreram em Kensington, um bairro na Filadélfia, no estado americano da Pensilvânia.
Até agora, não se sabe se o homem deu fentanil ao seu cão ou se o animal de estimação consumiu a droga por acidente.
He could have had lasting impacts from the drugs that he ingested. But, today he is safe, and he has a new future ahead of him.
Today on $5 Friday, please donate for dogs like Toodles & to help our Animal Law Enforcement team bring offenders of cruelty to justice. pic.twitter.com/IwtXC0BokB
— Pennsylvania SPCA (@PSPCA) April 21, 2023
O homem foi tratado no local pelas autoridades policiais, mas o mesmo não aconteceu o mesmo com Toddles, que foi levado ao Hospital Veterinário de Emergência Blue Pearl onde foi acolhido pela Sociedade de Prevenção da Crueldade contra os Animais da Pensilvania (SPCA), o filhote recebeu uma solução intravenosa de Narcan, o nome comercial da Naloxona, uma droga que reverte uma overdose de opioides, como heroína e fentanil.
De acordo com os Centros dos EUA para a Prevenção de Doenças – CDC, o Narcan bloqueia os efeitos do Fentanil e reverte, dentro de dois a três minutos os efeitos da overdose.
Após receber a medicação, Toddles reagiu imediatamente e recuperou-se satisfatoriamente da overdose. A história do cãozinho foi detalhada nas redes sociais.
“Depois de vários dias, Toddles milagrosamente se recuperou completamente e é o filhote mais amável do mundo. Todos o amam, mas nossos corações ainda estão quebrantados por tudo o que ele passou”, disse a SPCA em seu perfil no Facebook.
Após esse fato vir a público, foi iniciada uma investigação para apurar as circunstâncias em que ocorreu o incidente, e de acordo com a Lei Animal, o tutor de o cãozinho poderá ser punido por crueldade contra animais.