JSNEWS – A secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, disse que o corte de verbas das forças policiais é uma das possíveis causas do aumento da onda de crimes que assola os Estados Unidos.
Durante uma coletiva de imprensa na Casa Branca no início dessa semana, Psaki foi questionado sobre a onda de crimes que assola o pais e o que o governo Biden acredita estar alimentando essa onda de crimes. Em reposta, a secretária de imprensa da Casa Branca disse que a “violência armada aumentou e que alguns departamentos de policia necessitam de recursos adicionais para enfrentar a onda de crimes”. A secretária de imprensa também disse que o presidente Biden tem “defendido” a liberação de recursos adicionais para a polícia “de forma consistente” ao longo de sua carreira política de várias décadas.
“E é absolutamente verdade que ele (Biden) não ficará satisfeito ou será complacente quando agentes da lei forem mortos ou quando os americanos tiverem que se preocupar com sua segurança quando andarem de metrô ou ônibus”, disse Psaki.
A imprensa americana tem dado destaque ao aumento de assassinatos e outros crimes violentos que estão prestes a ultrapassar seu nível mais alto em 25 anos enquanto alguns setores da sociedade associam a alta da criminalidade a campanha “defund the police” que defende o corte de verbas das forças policiais e em alguns casos, a extinção da policia.
A campanha “defund the police” ganhou força após o assassinato de George Floydem 2020 e em decorrência dessa campanha, vários departamentos de polícia nos USA viram seus fundos cortados à medida que o movimento de extrema esquerda ganhou força.
Muitos democratas proeminentes, incluindo os deputados Alexandria Ocasio-Cortez de Nova York e Rashida Tlaib de Michigan, foram defensores desse movimento.