REUTERS – Milhares de imigrantes transportados de ônibus para Washington nos últimos meses por governadores republicanos de Estados na fronteira dos Estados Unidos com o México causaram tensões entre a Casa Branca e a prefeita democrata da capital norte-americana, afirmaram quatro autoridades dos EUA à Reuters.
Na semana passada, a prefeita de Washington, Muriel Bowser, pediu que o presidente Joe Biden, seu colega de Partido Democrata, mobilizasse a Guarda Nacional para oferecer auxílio e abrigo para imigrantes chegados de longas viagens do Texas e do Arizona. Autoridades da Casa Branca e voluntários da região que ajudam os imigrantes expressaram suas frustrações, dizendo que o auxílio é desnecessário, e o pedido, que se tornou público na semana passada, funciona a favor dos críticos republicanos de Biden.
“O que as pessoas precisam de fato é de moradia, transporte para as próximas cidades, serviços jurídicos e serviços sociais diretos, coisas que os militares não são treinados para oferecer”, disse Ashley Tjhung, voluntária de 24 anos.
A grande maioria dos imigrantes que chegam a Washington passa apenas horas ou dias por lá antes de se dirigirem a outros destinos dos EUA, de acordo com uma rede de voluntários.
Os governadores Greg Abbott, do Texas, e Doug Ducey, do Arizona, ambos republicanos, enviaram cerca de 7 mil imigrantes à capital nos últimos meses, afirmaram os governos estaduais.
Pouco após o nascer do sol de sexta-feira, cerca de 30 imigrantes desembarcaram de um ônibus fretado perto da Union Station, em Washington, após uma viagem de 36 horas a partir de Del Rio, no Texas, trazendo seus poucos pertences em sacolas plásticas transparentes.
O grupo incluía adultos e famílias com crianças pequenas, vindas da Venezuela, Colômbia, Nicarágua e Cuba. Eles caminharam até uma igreja próxima, tirando fotos do Capitólio norte-americano e da Suprema Corte no caminho. Na igreja, receberam café da manhã, escovas de dente e roupas limpas de voluntários, que os perguntaram sobre necessidades médicas e os auxiliaram a continuar viajando a destinos como Nova York, Flórida e Carolina do Norte.