Números caíram nesta semana desde que o Ministério da Justiça endureceu as regras para a entrada de imigrantes por Guarulhos. A regra migratória estabelece que estrangeiros que tiverem outro país como destino e chegarem ao Brasil sem visto não terão permissão de entrada.
Da Redação – Já chega a 10 mil o total de pessoas que chegaram ao Brasil, via Aeroporto de Guarulhos, sem justificativa para solicitação de refúgio entre o ano de 2023 e agosto deste ano. Somente neste mês, 1,3 mil imigrantes fizeram o pedido por refúgio e outras 500 aguardam o processamento do documento pela Polícia Federal.
Os números caíram nesta semana desde que o Ministério da Justiça endureceu as regras para a entrada de imigrantes por Guarulhos. A regra migratória estabelece que estrangeiros que tiverem outro país como destino e chegarem ao Brasil sem visto não terão permissão de entrada.
A ação é fundamentada por um relatório da Polícia Federal, que aponta a utilização do Brasil como rota de tráfico humano. De acordo com o levantamento, a maioria dos imigrantes que solicitam refúgio não tem justificativa para a admissão do pedido. Além disso, de todos os pedidos de refúgio recebidos entre 2023 e agosto deste ano, dentre os estrangeiros que ingressaram no Brasil via Guarulhos, menos de 270 solicitaram a confecção de CPF, ou seja, chegaram com a intenção de ficar no Brasil.
Conforme o secretário Nacional de Justiça (Senajus), Jean Keiji Uema, a preocupação está no combate às organizações criminosas, mas também com o bem-estar das pessoas. A PF investiga a atuação de coiotes que fazem o Brasil de interposto para que os migrantes cheguem até a América do Norte.
“O Brasil adota uma política muito acolhedora, inclusive no sentido de não restringir. Mas queremos que, ao invés de seguirem para o Norte, através de rotas perigosas, é que eles permaneçam. Queremos que as pessoas venham, gerem renda e sustentem suas famílias”, diz.
O Ministério da Justiça e Segurança Pública também inaugurou, nesta quarta-feira (28), a sala de situação do Observatório das Migrações Internacionais (Obmigra). O objetivo é dar transparência pública, monitorar e gerir, de forma mais eficiente, os fluxos migratórios no Brasil.
AS informações são da CBN