JSNews – De acordo com a análise mensal realizada pela Challenger, Gray & Christmas que foi divulgada na última quinta-feira, 01, mostrou que 4,9% das demissões no mês de maio de um total de 80 mil demissões se devem ao uso da Inteligência Artificial – IA como a razão para essas demissões, isso representa 3,900 pessoas que foram substituídas por essa nova tecnologia.
A Challenger, Gray e Christmas incluem em seu relatório que a maior razão pela qual essas demissões ocorreram outro fator importante citado na análise mensal está o fechamento de empresas que resultaram na extinção de 19.600 posts de trabalho. As condições econômicas do país têm sido as principais causas pelas quais inúmeras empresas decidiram reduzir custos, incluindo demissões e fechamentos de algumas de suas franquias. Durante os cinco meses de 2023, as condições econômicas levaram aos cortes de empregos mais anunciados, citados como a razão para quase 206.300.
No entanto, o estudo de acordo com o Fórum Econômico Mundial não havia incluído a IA como os de demissões até essa publicação se apresentada na quinta-feira.
De acordo com um estudo do Fórum Econômico Mundial revelou que 50% dos empregadores em diversos países do mundo esperam que a IA crie condições favoráveis para a criação de empregos formais enquanto outros 25% dizem que a IA levará à perda de empregos.
Recentemente, um dos maiores bancos dos Estados Unidos, o Goldman Sachs, fez menção ao uso de automação baseadas na inteligência artificial para substituir cerca de 60% da força de trabalho, “a maioria das nossas atividades estão parcialmente automatizados e provável que a IA venha complementar esses processos em vez de substituí-los”, disse o banco.