REUTERS – Subiu para quatorze o número de pessoas que morreram na Turquia e na Grécia depois que um forte terremoto atingiu o Mar Egeu na sexta-feira (30), derrubando prédios e provocando ondas que atingiram áreas costeiras e ilhas.
As pessoas correram para as ruas em pânico na cidade turca de Izmir, disseram testemunhas, depois que o terremoto atingiu uma magnitude de até 7,0. Os bairros foram inundados com o aumento da água do mar, que varreu os destroços para o interior e deixou os peixes encalhados à medida que recuavam.
A Presidência de Gestão de Emergências e Desastres da Turquia (AFAD) disse que 12 pessoas morreram, uma por afogamento, enquanto 419 pessoas ficaram feridas. Na ilha grega de Samos, dois adolescentes, um menino e uma menina, foram encontrados mortos em uma área onde um muro havia desabado.
As operações de busca e resgate continuaram em 17 edifícios desmoronados ou danificados, disse o AFAD. O governador de Izmir disse que 70 pessoas foram resgatadas sob os escombros.
Ilke Cide, estudante de doutorado que estava na região de Guzelbahçe, em Izmir, durante o terremoto, disse que foi para o interior depois que as águas subiram após o terremoto.