BBC NEWS BRASIL – Um médico em Sacramento, no Estado americano da Califórnia, entrou em uma audiência por Zoom de uma corte de trânsito de dentro da sala de operação.
Judge: “Unless I’m mistaken, I’m seeing a defendant who’s in the middle of an operating room appearing to be actively engaged in providing services to a patient. Is that correct, Mr. Green?”
Defendant: “Yes, sir.”
Judge: “Or should I say, Dr. Green.”
— Ajit Pai (@AjitPai) February 28, 2021
Scott Green apareceu na tela de máscara e bata cirúrgica e, quando questionado pelo juiz sobre o fato de estar realizando um procedimento naquele momento, respondeu que estava pronto para prosseguir e que estava acompanhado de um colega, que o estava auxiliando.
O juiz, entretando, considerou não ser “apropriado” dar continuidade à sessão naquelas condições e decidiu postergar a audiência.
O conselho de medicina da Califórnia disse em comunicado que está apurando sobre o incidente e que “espera que os médicos sigam os padrões recomendados de atenção ao atenderem seus pacientes”.
O que aconteceu
A audiência do Tribunal Superior do Condado de Sacramento estava sendo transmitida ao vivo pelo YouTube quando um oficial de justiça pergunta ao cirurgião plástico: “Olá, senhor Green. Oi. O senhor está disponível para o julgamento? Parece que o senhor está em uma sala de cirurgia”.
Ao que Green responde: “Estou, senhor. Sim, estou em uma sala de cirurgia agora. Mas estou disponível para o julgamento. Pode continuar”.
O oficial de justiça informa então que a audiência estava sendo transmitida ao vivo, já que a lei exige que as sessões relativas a infrações de trânsito sejam abertas ao público. Neste momento, um policial convocado para a mesma audiência ergue as sobrancelhas.
Enquanto esperava o juiz Gary Link entrar na chamada de Zoom, Green aparentemente segue operando o paciente.
Quando Link finalmente se conecta, ele diz: “A menos que eu esteja enganado, estou vendo um réu que está no meio de uma sala de cirurgia, que parece estar ativamente envolvido na prestação de serviços a um paciente. Correto, senhor Green? Ou devo dizer doutor Green? “
Após o cirurgião confirmar que estava envolvido em um procedimento e dizer que estava pronto para seguir com a audiência, o juiz continua: “Não me sinto confortável, pelo bem-estar de um paciente, se você está no meio de uma operação enquanto está sendo submetido a juízo”.
Green insistiu que estava apto a prosseguir, e acrescentou: “Tenho outro cirurgião fazendo a cirurgia comigo, então posso ficar aqui e permitir que também faça o procedimento”.
“Acho melhor não, não acho que seja apropriado”, afirma o juiz. “Vou propor uma outra data, quando o senhor não esteja ativamente atendendo às necessidades de um paciente”.
A BBC News entrou em contato com o consultório de Green, mas ainda não teve retorno.
À rede de televisão NBC, o médico teria dito: “Não foi isso que aconteceu e não tenho nada a dizer. Obrigada.”
Este não é o primeiro vídeo de audiências por Zoom a viralizar. Recentemente, um advogado “virou gato” durante uma sessão online no Texas, nos Estados Unidos.
Enquanto sua assistente tentava retirar o filtro colocado por acidente, Rod Ponton é ouvido dizendo: “Eu estou aqui ao vivo, não sou um gato”.