Da Redação – Na última segunda-feira, a Tallman Street, em New Bedford, virou palco de uma operação truculenta que mais parecia cena de filme policial! Agentes federais do ICE, armados até os dentes, cercaram o carro de um casal guatemalteco e, sem dó nem piedade, estilhaçaram a janela traseira com uma picareta! O alvo? Juan Francisco Mendez, um jovem de 29 anos, que, segundo a advogada do casal, Ondine Galvez Sniffin, foi vítima de um erro grosseiro dos agentes. Eles queriam um tal de “Antonio”, e ignoraram os documentos que provavam que Mendez não era o cara procurado!
O clima foi de tensão total! Vídeos chocantes mostram Mendez e a esposa, apavorados, tentando dialogar em espanhol de dentro do carro, enquanto os agentes gritavam que a coisa podia ser resolvida “na marra ou no papo”. Como o casal não cedeu, veio o golpe: um agente pegou a ferramenta e, num piscar de olhos, mandou a janela pro espaço! “Foi brutalidade pura, um show de violência!”, disparou Sniffin, que correu pro local assim que foi chamada pelos clientes.
E tem mais: Mendez e a esposa estão legalizados nos EUA! Ela, vítima de perseguição no país natal, conseguiu asilo, e ele, por ser casado com ela, tem os mesmos direitos. Sem antecedentes criminais, o casal só queria viver o tal “sonho americano”. Mas, em vez disso, Mendez tá agora preso numa cela em New Hampshire, longe da esposa e do filho pequeno.
A advogada esta juntando provas para tirar Mendez das garras do ICE. Enquanto isso, a comunidade de New Bedford esta com medo de serem as próximas vitimas de ações como essa. “É um trauma que contamina todo mundo!”, disse Sniffin
A polícia local, que apareceu na cena, ficou de mãos atadas, já que a operação era federal. O porta-voz da cidade, Jonathan Darling, disse apenas que não sabia de nada: “Ninguém avisou a gente dessa ação!”. Até o prefeito Jon Mitchell quando viu o estrago, entrou na briga, cobrando explicações. “O ICE tá caçando bandidos como disse Trump ou estão promovendo operações de detenção indiscriminada? Queremos saber!”, disse em uma postagem no X.
O ICE não disse nada sobre a operação, já o FBI de Boston confirmou isso foi coisa da unidade de operações do ICE em Boston. Enquanto as respostas não vêm, New Bedford segue com a população exigindo explicações as autoridades enquanto Mendez se transforma em símbolo de uma operação que, no mínimo, cheira a abuso de poder e que talvez, nos desdobrar dos fatos, receba uma boa grana por ter sido alvo de uma prisão no mínimo questionável.