JSNEWS – O avanço da pandemia da Covid-19 provocado pela variante Ômicron do Sars-Cov-2 e o mau tempo nos Estados Unidos provocou uma onda de cancelamento de voos neste domingo (2).
Às 16h30 no horário da Costa Leste no domingo, 2.465 cancelamentos foram registrados em todo o país, no sábado foram cancelados 2.750 voos, o que representa mais da metade dos cancelamentos mundiais durante o fim de semana, em todo o mundo foram cancelados 8.888 voos no mundo e segundo o site Flight Aware, somente nos Estados Unidos foram 5.215 voos cancelados no primeiro fim de semana do ano.
SkyWest e a SouthWest, empresas que operam nos EUA, estão entre as que tiveram mais cancelamentos.
A falta de pessoal devido às infecções do COVID-19 vêm afetando os voos e as companhias aéreas como a United Airlines ofereceu gratificações a seus pilotos a fim de tentar minimizar os cancelamentos.
Em um comunicado da United enviado sexta-feira à mídia especializada informa que o sindicato de pilotos e a companhia aérea chegaram a um acordo pelo qual a United concordou em pagar mais de três vezes o valor do salário, em horas extras trabalhadas, aos pilotos que trabalharam nos voos de 30 de dezembro a 3 de janeiro, o mesmo valor será pago aos pilotos e a equipe de bordo que aceitarem trabalhar em voos adicionais entre 4 e 29 de janeiro.
As companhias aéreas mais afetada pelos cancelamentos nesse fim de semana domingo foi a SkyWest (companhia aérea regional dos EUA) com 521 voos cancelados, seguida pela China Eastern (468 voos cancelados) e Southwest (421 voos cancelados).
Cerca de outros 11 mil voos sofreram atrasos.