JSNEWS – Os últimos dados disponíveis do Departamento de Justiça dos Estados Unidos ( DOJ) mostram que, durante os primeiros oito meses do ano fiscal de 2023, o governo relatou um recorde de 3.894 condenações por trazer ou abrigar imigrantes indocumentados, uma infração prevista no 8 USC § 1324. A sentença média de prisão sob esta acusação é 11 meses.
As condenações mensais sob esta acusação escalaram para um recorde histórico de 708 em janeiro de 2023, superando em muito o recorde anterior que era de 476 em janeiro de 2020 sob o ex-presidente Trump.
Mantendo esse mesmo ritmo, as condenações registradas podem atingir a 5.841 para este ano fiscal, que se estende até o final de setembro, isso representaria um aumento de 37% em relação ao ano fiscal de 2022, quando o número de condenações totalizou 4.273.
As comparações do número de réus condenados por esses crimes foram compiladas com base em dados obtidos após um litígio judicial bem-sucedido sob a Lei de Liberdade de Informação (FOIA) pela Câmara de Compensação de Acesso a Registros Transacionais (TRAC).
As condenações sob 8 USC § 1324 não se limitam ao contrabando de imigrantes indocumentados através da fronteira dos EUA. Em comparação com essa acusação, quase três vezes o número de condenações desde o ano fiscal de 2018 foi por transportar ou tentar transportar indocumentados dentro dos EUA, embora essa infração não seja bem definido, já que o contrabando pode envolver tanto a travessia da fronteira quanto o transporte fora da area de fronteira.
No entanto, quase mil condenações também ocorreram para réus que simplesmente esconderam imigrantes indocumentados ou os ajudaram a fugir das autoridades. As condenações por encorajar ou induzir um imigrante indocumentado a entrar ou residir nos EUA são relativamente raras.
Com informações da Transactional Records Access Clearinghouse – TRAC