Da Redação – Estão confirmados os primeiros casos importados de covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2), em Pernambuco e no Paraná.
Em Pernmabuco a informação foi adiantada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) nesta quinta-feira (12). A pasta ainda não forneceu mais detalhes sobre os casos.
Em balanço divulgado na tarde de quarta-feira (11), a SES-PE havia informado que subiu para 17 o total de casos suspeitos no Estado, destes 17, três estão em isolamento hospitalar em unidades de saúde. Os demais foram encaminhados para isolamento domiciliar. Segundo a pasta, todos apresentam quadros de saúde estáveis e com boa evolução clínica.
No Paraná
Um homem e mulher da mesma família testaram positivo para coronavírus em Curitiba na quarta-feira,11. A informação é do Hospital Nossa Senhora das Graças, na capital paranaense.
Se confirmados, serão os primeiros casos do coronavírus no Paraná. As Secretarias Estadual e Municipal de Saúde contradizem a informação e falam apenas em um caso.
A identificação positiva foi feita por meio de exames de sangue “disponíveis no mercado para identificação do vírus”. Eles estiveram na Espanha e Holanda.
Ainda nesta quarta-feira (11), o Ministério da Saúde (MS) confirmou 52 casos no país. Depois da divulgação do boletim, a Bahia divulgou que seu terceiro caso foi confirmado e, em São Paulo, o Hospital Albert Einstein confirmou mais 16 casos de pacientes infectados pelo novo coronavírus.
Ainda no fim da noite da quarta, a Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul divulgou que mais dois casos foram confirmados e somando com esses outros dois casos de Pernambuco, o total de casos no país pode ser de 76 casos confirmados até essa manhã de quinta-feira,12.