Da Redação – Após um fim de semana em que o número de mortes de COVID-19 ultrapassou 10 mil vitimas e com o aumento do número de internações por coronavírus, o governador de Massachusetts, Charlie Baker, anunciou na tarde dessa segunda-feira,2, uma série de novas ordens executivas relacionadas ao plano de reabertura do estado.
Essas novas ordens entrarão em vigor no estado a partir da manhã de sexta-feira, 6 de novembro.
O governador Baker anunciou a reimplementação do alerta estadual “Stay at Home“, que entrará em vigor das 22h às 5h, com algumas exceções. Além disso, o governador disse que os serviços de entretenimento indoor como teatros, cassinos e instalações recreativas internas terão que fechar até 21h30.
Os restaurantes também terão que interromper seus serviço de atendimento local às 21h30, embora os clientes possam fazer pedidos para retirar no local ou solicitar entregas após esse horário. Da mesma forma, as vendas de bebidas nas lojas também deverão encerrar às 21h30.
O limite para reuniões em ambientes fechados serão limitados a 10 pessoas e para 25 pessoas ao ar livre. A ordem executiva também torna obrigatório o uso de mascaras em espaços públicos para maiores de cinco anos de idade.
O governador disse que, desde o “labor day” (7 de setembro) os casos de COVID-19 aumentaram 300% no estado, enquanto as internações aumentaram 140%.
“Baixamos a guarda e temos trabalho a fazer”, disse o governador Baker, acrescentando que essas tendências não significam que o estado deve fechar sua economia ou suas escolas.
Houve 2.431 novos casos de COVID-19 confirmados em Massachusetts no fim de semana, 10.013 pessoas com casos confirmados ou prováveis do vírus morreram no estado desde meados de março.
O estado notificou mais de 1.000 novos casos de COVID-19 diários por mais de uma semana.