REUTERS – O estudo com quase 30 mil voluntários dos EUA e do México coloca a Novavax no rumo de um pedido de autorização de emergência nos EUA e em outros países no terceiro trimestre de 2021, informou a empresa.
A candidata a vacina contra Covid-19 da Novavax, baseada em proteínas, foi mais de 93% eficaz contra as variantes predominantes de Covid-19 que preocupam cientistas e autoridades de saúde pública, de acordo com a companhia.
As vacinas baseadas em proteínas são uma abordagem convencional que usa fragmentos purificados do vírus para desencadear uma reação imunológica, como as vacinas contra coqueluche e herpes zoster.
Durante o teste, a variante B.1.1.7 descoberta inicialmente no Reino Unido se tornou a variante mais comum nos EUA, relatou a empresa.
A Novavax também detectou variantes da Covid-19 encontradas primeiramente no Brasil, África do Sul e Índia entre os participantes do teste, disse seu chefe de pesquisa e desenvolvimento, doutor Gregory Glenn, à Reuters.
A vacina foi 91% eficaz entre voluntários com risco alto de infecção grave e 100% eficaz na prevenção de casos moderados e graves de Covid-19, e ainda cerca de 70% eficaz contra variantes da Covid-19 que a Novavax foi incapaz de identificar, segundo Glenn.
“Falando de forma prática, é muito importante que a vacina consiga proteger contra um vírus que está circulando intensamente” em termos de variantes novas, disse Glenn. (com Reuters)