Por: Alfredo Melo –
1 – Morreu Adílio, cérebro do time do Flamengo, nas conquistas das décadas de 1970 e 1980. A melhor definição para o futebol de Adílio, foi dada pelo zagueiro Marinho, companheiro de Adílio. ” Quando a gente estava tomando sufoco lá atrás, Zico gritava, não sabe o que fazer com a bola, passa para o Adílio, que ele sabe.”
2 – O treinador Wagner Mancini foi demitido do Atlético-Go, pelo folclórico presidente Adson Batista, após a goleada sofrida para o Botafogo por4x1 em casa. Mancini dirigiu o time em 7 partidas sem conseguir uma vitória. O Dragão está na lanterna da série A, com 12 pontos. O pitoresco é que o presidente Adson Batista, tentando escapar do rebaixamento, contratou o treinador Umberto Louzer, da Chapecoense, que não consegue tirar o clube, da zona de rebaixamento, da série B.
3 – Depois de reconhecer em 2017, os campeões da Copa Intercontinental, como campeões mundiais, a FIFA, na última semana de julho, tomou uma decisão inesperada, que mexeu com os bastidores do futebol mundial, mudando completamente o cenário. A FIFA, só reconhece como campeão mundial de clubes, os clubes que venceram os campeonatos organizados por ela. Dessa forma, o Brasil tem apenas três clubes, campeões mundiais, Corinthians (2000 e 2012), São Paulo (2005) e Internacional (2006).
4 – Os jornalistas do jornal esportivo “ A Bola”, de Portugal, vêm dando espaços generosos aos debates, sobre a disputa entre Abel Ferreira e Artur Jorge, que mantem Palmeiras e Botafogo, em uma acirrada disputa pela ponta do campeonato brasileiro, considerado pelos jornalistas portugueses, como o mais difícil do mundo. Estão vibrando com o sucesso dos treinadores portugueses, no Brasil.
5 – O Departamento de Matemática da UFMG, publicou que o clube que atingir 50 pontos, tem uma garantia de 100% de permanecer na série A. Nos comentários um botafoguense gaiato, escreveu “caramba, ainda faltam 7 pontos pro Botafogo – escapar do rebaixamento”.
6 – Vamos enlouquecer juntos com a “Bola de Cristal”, da Globo e com o Departamento de Matemática da UFMG. No dia 14 de junho, eles previam, nesta ordem que Bahia, Flamengo, Athletico e Botafogo, tinham chances de ser campeões Brasileiro em 2024. No dia 28 julho, previam pela ordem, Flamengo, Botafogo, Palmeiras, Cruzeiro e Fortaleza. A publicação mais recente, 5 de agosto, indica pela ordem, Botafogo, Fortaleza, Flamengo, Cruzeiro e Palmeiras. Como pode uma derrota ou uma vitória, mudar toda a configuração de um campeonato, que ainda tem 17 rodadas a serem disputadas? Alguém, por favor, me chame um psiquiatra.
7 – O Cruzeiro conseguiu um feito histórico, perdeu em casa, jogando no Espírito Santo. Brincadeiras à parte, o Cruzeiro jogando como mandante, no Espírito Santo contra o Fortaleza, perdeu de 2×1 e perdeu também, sua invencibilidade, como mandante no Brasileirão 2024. O Cruzeiro vendeu esse jogo, na administração do Fenômeno. Perdeu a chance de colar nos líderes.
8 – Com a vitória sobre o Cruzeiro por 2×1, o Fortaleza atingiu 39 pontos, chegou ao terceiro lugar e com um jogo a menos. O treinador Vojvoda, que está no Fortaleza desde 2021, já recusou propostas de Cruzeiro, Corinthians, Vasco e Botafogo. Vem fazendo um verdadeiro trabalho de formiguinha.
9 – Os Deuses do futebol não permitiram que uma carreira como a da Marta, terminasse da maneira que os mortais decidiram. Expulsa com razão, na fase de grupos, contra a Espanha, por uma jogada imprudente, Marta foi punida, injustamente, com mais um jogo de suspensão. Mesmo jogando mal na fase de grupos, o Brasil, cumpriu uma missão quase impossível e derrotou a Franca por 1×0. Classificado para a semifinal, o Brasil entrou com recurso, para que fosse retirada a suspensão do segundo jogo. De forma inédita, a Espanha, adversária da semifinal, exigiu do COI, que Marta cumprisse a suspensão. O COI e a FIFA, aceitaram a pressão da Espanha e mantiveram a suspensão do segundo jogo. Os Deuses do futebol não dormem e a Espanha campeã do mundo, foi goleada por 4×2 pelas brasileiras, sendo assim, Marta, termina dignamente sua carreira com uma medalha olímpica. No sábado contra os EUA, saberemos se é de ouro ou prata.
Bem, até que enfim o Alfredo Melo assume a verdade que nunca quis calar: ele é o Gatinho Cruel, que agora sai de cena para dar lugar ao seu criador. Enorme criatura no sentido literal, na bondade, no caráter e no conhecimento profundo do futebol e das coisas boas da vida, inclusive pratos deliciosos. Ah, tem também a paixão pelo Botafogo cada dia maior…