Por – Alfredo Melo:
1 – De desacreditado e algumas vezes desprezado pela torcida do Botafogo, o zagueiro angolano, Bastos, renasceu aos 32 anos, nas mãos de Artur Jorge. Bastos e titular absoluto do Botafogo e depois de alguns anos afastado da seleção angolana, voltou a ser convocado, se tornou capitão do time e, ajudou Angola a vencer 4 jogos, dentro do seu grupo e se classificou com dois jogos de antecedência, para a Copa das Nações Africanas, em dezembro de 2025, no Marrocos.
Na data FIFA de novembro, Angola jogará contra Gana e Sudão apenas para cumprir tabela. A imprensa e a torcida angolana, estão dando tratamento de Rei a Bastos.
2 – O ex-jogador Denilson e comentarista do programa Jogo Aberto da Band, renovou seu contrato com a emissora até 2027. No ato de renovação, Denilson pediu a emissora, um programa, só seu.
A Band prometeu, que iria pensar e agora no início de outubro, informou ao jogador, que seu pedido não seria atendido. Denilson apresenta o programa Jogo Aberto, ao lado de Renata Fan e o programa é um dos de maior audiência, no segmento esportivo, tanto na tv aberta, como no Youtube, com um milhão de visualizações diárias.
O jogador é atualmente, o ex-futebolísta brasileiro com mais acordos publicitários ativos na TvDenilson tem 7,7 milhões de seguidores no Instagram e 870 mil inscritos no seu canal no Youtube. Segundo a turma da “Boca Maldita” tem dedo da apresentadora Renata Fan, na decisão da Bandeirantes.
3 – O jogador francês, Diarrá, em 2014, resolveu rescindir seu contrato com o Locomotiv de Moscou e foi embora, sendo condenado pelo artigo 17 do regulamento de transferência da FIFA, a pagar uma multa de 10 milhões de Euros ao clube russo e se algum clube contratasse Diarrá, seria solidário a multa.
Diarrá entrou no Tribunal da União Europeia, pedindo que fosse declarado ilegal o artigo 17 do regulamento de transferência. Agora, 10 anos depois, o Tribunal Europeu decidiu que o artigo 17 da ordem jurídica da FIFA, viola as leis da União Europeia.
A FIFA decidiu não recorrer e concorda que o seu regulamento precisa ser HUMANIZADO, tornando menos rigoroso os impedimentos para o atleta manifestar a sua vontade de escolha. Não se pode estabelecer uma multa de rescisão, maior do que o valor do contrato.
4 – No Brasil, no momento temos algo parecido, Richard Rios, recebeu uma proposta do Manchester United e quer sair, o clube inglês ofereceu 23 milhões de euros e o Palmeiras só libera pelo valor da multa rescisória, 100 milhões de euros, um valor irreal.
Primeiro no meu ponto de vista, já acho que 23 milhões de euros, e muito pelo passe do jogador Segundo Richard Rios, até hoje, no Palmeiras, não recebeu de salários e bichos, esse valor. Terceiro e a chamada HUMANIZACAO, que a FIFA, está começando a entender.
Se Richard Rios, não quiser mais, jogar no Palmeiras, sua carreira está encerrada, a não ser que apareça um louco para pagar 100 milhões, mais louco do que o louco, que estipulou essa multa irreal, pelo passe de Richard Rios.
5 – Você, torcedor botafoguense, as coisas funcionam assim. Campeão Brasileiro 2024 ou campeão da Libertadores 2024, Almada, Luiz Henrique e Igor Jesus, continuam no Botafogo até a janela de meio de ano de 2025.
Sem Brasileirão ou Libertadores em 2024, saem na janela de janeiro de 2025 e outros jogadores virão e podem dar certo ou não.
SAFs, são empresas e, como qualquer empresa, vive de lucros, ao contrário dos clubes, que pela legislação, são entidades sem fins lucrativos. Essa e a diferença entre Botafogo e Flamengo e Palmeiras. O sistema é bruto.
6 – Enquanto o assunto fair play financeiro, não sai de moda, um jornalista paulista soltou essa bomba ” todo mundo preocupado com a falta de fair play das SAFs, e o Corinthians, sem ser SAF e devendo 1 bilhão de reais, sem pagar a ninguém, vai gastando dinheiro a rodo, como se não houvesse amanhã”. Errado ele não tá.
Bem, até que enfim o Alfredo Melo assume a verdade que nunca quis calar: ele é o Gatinho Cruel, que agora sai de cena para dar lugar ao seu criador. Enorme criatura no sentido literal, na bondade, no caráter e no conhecimento profundo do futebol e das coisas boas da vida, inclusive pratos deliciosos. Ah, tem também a paixão pelo Botafogo cada dia maior…