Por: Alfredo Melo –
1 – O futebol brasileiro perdeu um de seus grandes goleiros, Manga. Ele foi campeão por todos os clubes onde jogou e foi considerado um dos maiores goleiros das Américas. Conquistou campeonatos estaduais, nacionais, sul-americanos e mundial. Iniciou sua carreira em 1955, no Sport Recife, e encerrou em 1982, no Barcelona de Guayaquil (Equador). Foram 27 anos como profissional.
O Dia do Goleiro, criado no Brasil em 1975 por preparadores físicos da Escola de Educação Física do Exército e da CBF, Ten. Raul Carlesso e Cap. Reginaldo Pontes, tem como data escolhida o dia 26 de abril, em homenagem ao goleiro Manga, que nasceu nessa data em 1937.
Manga jogou nos seguintes clubes: Sport Recife: tri-campeão pernambucano Botafogo: tetra-campeão carioca, bi-campeão Taça GB, tri-campeão Torneio Rio-SP Nacional-URU: tetra-campeão uruguaio, campeão Libertadores e Mundial Internacional: tri-campeão gaúcho e bi-campeão brasileiro Operário-MS: campeão mato-grossense Coritiba: campeão paranaense Grêmio: campeão gaúcho Barcelona de Guayaquil: campeão equatoriano Disputou o Mundial de 1966 como titular da Seleção Brasileira.
2 – O dono da SAF do Cruzeiro, Pedro Lourenço, foi um dos vinte presidentes de clubes da Série A que ajudaram a reeleger Ednaldo Rodrigues à presidência da CBF por unanimidade.
Porém, dez dias depois, reclamou da CBF de que o Cruzeiro foi prejudicado pela arbitragem na partida contra o Internacional. Esse “paspalho” do Pedro Lourenço e os outros 19 presidentes “paspalhões” da Série A deveriam explicar por que criticaram a CBF durante o ano de 2024 e, ainda assim, foram unânimes em reeleger Ednaldo.
3 – O lobby para a contratação de Renato Gaúcho pelo Fluminense, para o lugar de Mano Menezes, funcionou, e Renato Gaúcho assume a direção do elenco pela sétima vez.
Pelo andar da carruagem, o departamento de Patrimônio do clube já pode colar em Renato uma “placa” numerada. Virou móveis e utensílios.
4 – Pra quem não conhecia, levou um susto. Os jogadores recém-contratados pelo Botafogo, Mastriani e Santi Rodríguez, deixaram uma péssima impressão na partida em que o Botafogo venceu o Carabobo da Venezuela por 2×0.
A torcida espera que joguem muito mais do que mostraram nessa partida. Será que Mister Textor tá se achando o rei Midas, achando que tudo em que toca vira ouro?
5 – O sorteio realizado pela CBF para a terceira fase da Copa do Brasil apresenta pouca possibilidade de surpresas.
Os clubes de menor expressão terão que chorar lágrimas de sangue para passar para a quarta fase do torneio. Dá pra acreditar? Operario PR x Vasco da Gama Fluminense x Aparecidense Paysandu x Bahia Botafogo x Capital DF Internacional x Maracana CE Retro x Fortaleza Brusque x Athletico PR Ceara x Palmeiras Maringa x Atletico MG Botafogo PB x Flamengo Sao Paulo x Nautico Cruzeiro x Vila Nova Santos x CRB Novo Horizontino X Corinthians Criciuma x Bragantino CSA x Gremio
6 – Me perguntaram, assim, na lata. Ancelotti ou Jorge Jesus? Respondi com um certo desânimo, pois nome de treinador da Seleção Brasileira, com esse presidente da CBF, gira eternamente em torno do absurdo. Vamos lá mesmo sabendo que estamos respondendo em cima de suposições. Ancelotti, tem um trabalho vitorioso, sempre dirigiu grandes clubes na Europa, e trabalhou com vários jogadores brasileiros, convocáveis, que jogam na Europa. Jorge Jesus.
Chegou em 2019, ao Flamengo, com um currículo pobre, fez um bom trabalho, ganhou títulos, enriqueceu o currículo, voltou ao Ben ca, não aconteceu nada de extraordinário e foi para o mundo árabe. Onde o futebol é mais forte, na Europa, não tem nada para mostrar.
Sendo assim, Ancelotti, seria a minha indicação.
Bem, até que enfim o Alfredo Melo assume a verdade que nunca quis calar: ele é o Gatinho Cruel, que agora sai de cena para dar lugar ao seu criador. Enorme criatura no sentido literal, na bondade, no caráter e no conhecimento profundo do futebol e das coisas boas da vida, inclusive pratos deliciosos. Ah, tem também a paixão pelo Botafogo cada dia maior…