JSNEWS – Os meios de comunicação dos EUA dizem que o presidente Joe Biden divulgará uma ordem executiva na terça-feira,04, que limitará drasticamente o número de pessoas que solicitam asilo na fronteira EUA-México.
Segundo funcionários do governo, a ordem fecharia a fronteira quando a média semanal de encontros diários de imigrantes chegasse a 2.500. O pedido entraria em vigor imediatamente após a assinatura de Biden, uma vez que esse número já está bem acima desse limite.
A ordem executiva é uma seção da Lei de Imigração e Nacionalidade, de 72 anos, conhecida como 212 ( f ), que concede ao presidente ampla autoridade para bloquear a entrada no país de qualquer classe de imigrantes que se acredite ser “prejudicial aos interesses dos Estados Unidos.”
O ex-presidente Donald Trump confiou nesta seção 212 ( f ) para aprovar algumas de suas ações mais difíceis sobre imigração como a política de “tolerância zero” para passagens ilegais de fronteira sul que levou à separação de milhares de crianças dos pais. Trump prometeu retomar essas medidas de imigração rígidas se for reeleito em novembro, essas mesmas medidas são as que Biden deve adotar em resposta ao clamor popular contra a politica e fronteiras aberta.
De olho nas eleições
As pesquisas eleitorais deste ano têm mostrado que a imigração ilegal é classificada como uma das principais questões dos eleitores e aquela em que eles dão a Biden as notas mais baixas. Os republicanos, liderados pelo ex-presidente Donald Trump, o provável candidato presidencial do Partido Republicano, criticaram a forma como Biden tem lidado com a questão da fronteira.
“O presidente Biden projetou uma fronteira sul totalmente aberta e agora está tentando convencer os americanos de que quer resolver o caos que criou”, postou o presidente da Câmara, Mike Johnson, ontem, no X (antigo Twitter).
Durante o pico da pandemia, as autoridades dos EUA usaram uma emergência de saúde pública para conter rapidamente a travessia ilegal na fronteiras com o México. Autoridades disseram que o decreto de Biden operará de forma semelhante.