ONU DIVULGAÇÃO – A 75ª sessão da Assembleia Geral da ONU terá sua abertura oficial na terça-feira (15) e, este ano, devido à pandemia de COVID-19, será diferente de qualquer outra nos três quartos de século de existência da Organização.
O debate geral, evento de maior visibilidade das Nações Unidas do ano, começa na semana que vem (22), com os líderes mundiais se afastando de Nova Iorque e contribuindo com discursos online.
Cada Estado-membro, Estado observador e União Europeia foi convidado a enviar um vídeo pré-gravado, entregue por seu oficial de alto nível designado, que será exibido no Salão da Assembleia Geral. Tradicionalmente, o Brasil é o primeiro país a discursar.
Apesar do convite para a realização de falas gravadas, qualquer líder mundial tem o direito de comparecer pessoalmente para fazer seu discurso de abertura.
O mesmo procedimento se aplicará a uma série de sessões especiais de alto nível programadas para ocorrer, incluindo uma comemoração do 75º aniversário das Nações Unidas; uma cúpula sobre biodiversidade; e uma reunião para comemorar e promover o Dia Internacional pela Eliminação Total das Armas Nucleares.
Bolsonaro fala dia 22
A primeira ponderação de Bolsonaro na Assembleia Geral será no dia 22, uma semana após a solenidade de abertura do evento. Como manda o costume, o mandatário brasileiro vai abrir os discursos entre as autoridades internacionais.
Todos os eventos terão transmissão ao vivo: http://webtv.un.org/live/
Veja abaixo o calendário:
- Debate-geral: de 22 de setembro, Bolsonaro abre a seção (terça-feira) , a 26 de setembro (sábado), e em 29 de setembro (terça-feira).
- Reunião de alto nível para comemorar o 75º aniversário da ONU: 21 de setembro (segunda-feira).
- Cúpula sobre Biodiversidade: 30 de setembro (quarta-feira).
- Reunião de alto nível no 25º aniversário da Quarta Conferência Mundial sobre a Mulher: 1º de outubro (quinta-feira).
- Reunião plenária de alto nível para comemorar e promover o Dia Internacional para a Eliminação Total das
- Armas Nucleares: 2 de outubro (sexta-feira).