Da Redação – As autoridades de saúde de Massachusetts estão monitorando o aumento de casos de tosse convulsa e pneumonia entre a população jovem do estado. O comissário de Saúde Pública do estado, Robbie Goldstein, pede às famílias e aos profissionais de saúde que estejam atentos a quaisquer sintomas dessas doenças.
A tosse convulsa, tosse comprida, ou coqueluche, é uma doença infecciosa e altamente contagiosa causada pela bactéria Bordetella pertussis e se espalha facilmente, começa com sintomas leves que se intensificam em tosse intensa, às vezes causando vômitos e convulsões. Embora os casos de tosse convulsiva tenham diminuído no estado durante a pandemia de COVID-19 devido ao isolamento social, agora nessa temporada os registros da doença estão superiores aos níveis dos anos pré-pandêmico atingindo seu maior número casos registrados nos últimos em dez anos, especialmente entre adolescentes.
Ao mesmo tempo, o Departamento de Saúde Pública de Massachusetts está observando um aumento dos casos de pneumonia, especialmente entre crianças, adolescentes e adultos jovens. Sintomas como tosse persistente, febre e fadiga, não requerem hospitalização, mas exigem cuidados medicos.
Robbie Goldstein destaca a importância da vacinação como medida preventiva e salienta que a vacinação reduz o risco de doenças graves e hospitalizações.