Jehozadak Pereira
O recente relatório anual do ICE referente ao ano fiscal de 2020, deu conta de que 185.884 imigrantes foram deportados pelo Enforcement and Removal Operations (ERO). Destes, 118.949, tinham condenações criminais ou acusações criminais pendentes. No total, os deportados tinham quase 400 mil condenações criminais e acusações pendentes, e as estatísticas envolvem outros números e crimes variados.
No ano fiscal anterior, 267.258 imigrantes foram deportados, o que significa que no atual ano fiscal, as deportações diminuíram, em parte por causa da epidemia o novo coronavírus, o que não signifi ca que os órgãos responsáveis tenham reduzido suas atividades.
NÚMEROS DAS DEPORTAÇÕES
- 4.276 deportados eram membros de gangues
- 31 eram terroristas ou suspeitos de terrorismo
- 14.499 eram familiares de deportados
- 4.056 eram crianças desacompanhadas
Embora, o relatório não tenha especificado, é possível que grande parte dos deportados tenham como motivação o DUI, que é um crime sem perdão para imigrantes residentes legais ou indocumentados.
Por mais que as autoridades reprimam e coíbam, não há como diminuir o número de ocorrências relativas ao
fato de que bebida e direção não combinam.
No entanto, milhares de imigrantes não se dão conta de que beber, usar drogas e dirigir é uma infração grave para a qual não há perdão, e mesmo os portadores de green card são passíveis de deportação, sendo considerados prioritários. Beber e dirigir é um péssimo negócio que pode acabar em deportação.
Em Massachusetts o limite legal permitido é de .08 de teor de álcool no sangue – TAS de uma pessoa de 21 anos ou mais velho. Se alguém for pego dirigindo com este teor alcoólico perde a carteira na hora e pode ser processado por DUI – Driving Under the Infl uence (dirigir sob a influência de bebidas alcoólicas e/ ou drogas) e ser condenado a prisão. Com .05, de teor, o motorista é liberado na hora; com .06 e .07 tem a carteira suspensa e não a perde na
hora e pode também ser processado.
Policiais costumam usar “testes decampo” para determinar se uma pessoa está bêbada, e então vão usar um
bafômetro para confi rmar suas desconfi anças originais. Os oficiais podem decidir administrar o teste de respiração em você e após a realização do teste de campo eles podem levá-lo para a delegacia para aplicar um teste de respiração lá.
A pessoa tem o direito de recusar o teste de respiração, mas perderá automaticamente a carteira de motorista, por pelo menos 180 dias se for sua primeira ofensa, e nos postos policiais seja das polícias municipais
ou da State Police, os bafômetros são ligados aos computadores da Register of Motor Vehicles e a suspensão da carteira é emitida na hora.