JSNEWS –
Nove trabalhadores imigrantes detidos pelo ICE (Serviço de Imigração e Controle de Alfândegas dos EUA) durante uma operação em uma lavagem de carros em Allston, no mês passado, reviveram o drama de suas prisões em uma mesa-redonda carregada de emoção nesta quinta-feira, 05.
Em um encontro organizado pela deputada federal Ayanna Pressley (D-MA), que aconteceu no Josephine A. Fiorentino Community Center, no complexo residencial Charlesview, e reuniu lideranças comunitárias e organizações de defesa dos imigrantes. Sete dos nove trabalhadores já foram liberados sob fiança — entre eles uma mulher que deixou um centro de detenção no Texas há poucos dias. Dois homens, identificados no evento apenas como Pablo e Hector, continuam presos.
“Essa é uma campanha que alimenta o racismo, o ódio e o medo, aterrorizando nossas comunidades e deixando todos nós menos seguros”, declarou a congressista Ayanna Pressley. “A única forma de enfrentar um ditador — e é isso que temos na Casa Branca hoje — é com resistência”, acrescentou.
“Estamos falando de nove pessoas trabalhadoras, tementes a Deus, arrancadas de suas comunidades sob o pretexto de uma deportação em massa”, afirmou o advogado Todd Pomerleau, que representa os detidos. “Essa não é a América à qual juramos lealdade quando éramos crianças.”
O gabinete da deputada Pressley mobilizou-se imediatamente após tomar conhecimento da operação. A congressista destacou o esforço conjunto de organizações, voluntários e advogados como um exemplo de solidariedade que a deixa orgulhosa.
Pressley foi curta ao comentar o estudante da Boston University que assumiu publicamente ter denunciado o local ao ICE: “Ele está buscando fama em cima do sofrimento alheio. É alguém que só quer atenção e eu não vou dar isso a ele.”
Uma “vaquinha comunitária” criada para custear honorários advocatícios e ajudar as famílias dos nove trabalhadores já arrecadou mais de US$ 70 mil.
Video NBC Boston
A operação do ICE na Allston Car Wash, realizada em novembro, ganhou repercussão nacional e intensificou o debate sobre as táticas de fiscalização imigratória na gestão Trump. Até o momento, o ICE não se pronunciou sobre as críticas feitas durante o evento.


