Por: Leo Lacerda – E aí, galera! Vamos bater um papo sobre algo mágico: seu toque brasileiro único. Sabe, aquele especial ‘tempero brasileiro’ que levamos conosco.
E se eu te dissesse que isso pode ser o combustível do seu negócio? Imagine a Maria. Argentina, certo? Ela levou empanadas para o coração dos EUA e adivinha? Eles AMARAM! Por quê? Ela compartilhou mais do que um lanche. Ela compartilhou um pedaço de sua casa.
E se o nosso pão de queijo ou brigadeiro pudesse fazer o mesmo? Os EUA são um grande caldeirão cultural. E o mercado hispânico e latino daqui? Enorme! Seu poder de compra está perto de 2 trilhões de dólares. Sim, você leu certo! E se eles conseguem, nós, da vibrante comunidade brasileira, também podemos. “Mas como?” você pode perguntar. Bom, não se trata apenas de vender; é sobre contar nossas histórias.
As lembranças das nossas avós fazendo feijoada ou o sentimento de dançar samba numa noite quente. Esse é o nosso ouro! Mas aqui está o ponto: uma coisa é conhecer nossa história, outra é divulgá-la. É aqui que entra um amigão, o CMO (Chief Marketing Offi cer). Eles são como nossa bússola nos negócios, guiando-nos ao sucesso.
Um CMO entende. Eles percebem que os americanos não querem apenas produtos; eles anseiam por experiências. Eles querem sentir o coração do Brasil sem pegar um avião. Nossa cultura, nossa paixão, nosso calor – esse é o nosso trunfo! Mas espera aí, você pode pensar, “Sou apenas um pequeno empresário. Não posso pagar um CMO!” Já ouviu falar em CMO como serviço? É como ter um guru de marketing no bolso, pronto para ajudar quando você precisar.
Essa galera sabe como as coisas funcionam. Eles vão ajudar sua marca a se conectar de verdade, garantindo que seja genuíno. Sem falsas promessas, apenas o verdadeiro ‘toque brasileiro’. E acredite, as pessoas sentem a diferença. Temos algo que ninguém mais tem – nossa rica herança. Então, por que não compartilhá-la? Vamos infundir nossos negócios com as cores, sabores e sons do Brasil. Sejamos as Marias de nossas histórias.
Como diz o ditado no Brasil, “Quem não comunica, se trumbica.” Se não comunicarmos nosso valor único, podemos perder. Então, vamos abraçar nosso jeitinho brasileiro e brilhar. Lembre-se: nossas raízes, nossas histórias, nossos sabores são o que nos fazem se destacar. Temos o ritmo, o coração e a alma. Agora, tudo que precisamos é da estratégia certa.
Para todo empreendedor brasileiro por aí: Sua herança é seu superpoder. Vamos usá-lo, celebrá-lo e assistir enquanto nossos negócios dançam até o topo! Vamos lá?
Leo Lacerda – CMO da Brz Insurance e especialista em Growth Marketing e Francy Castro – Consultora de Gestão e especialista em Custome