JSNEWS – De acordo com relatórios dos Serviços de Cidadania e Imigração dos EUA (USCIS), no ano fiscal de 2023, 876.6000 imigrantes conseguiram a naturalização, esse numero é cerca de 10% a menos qua do comparado ao que no ano ano fiscal anterior, a diferença foi de 90 casos quando 964 mil imigrantes conseguiram obter a cidadania.
A National Association for New Americans (NPNA) lamentou a queda, considerando que as ações do governo do presidente Joe Biden falharam tornar o processo para obtenção de cidadania mais “mais acessíveis”.
A organização, no entanto, reconhece que ainda há uma janela de oportunidade para o governo Biden avançar na implementação da Ordem Executiva de janeiro de 2021 para facilitação de processos de imigração.
Nicole Melaku, diretora executiva da NPNA, disse que o ímpeto dos novos cidadãos após a pandemia não se sustentou.
“No final de setembro, mais de 400.000 aspirantes a cidadania americana estavam aguardando o processo de naturalização”, disse Melaku. “Em parceria com a NPNA e outras iniciativas locais e nacionais que apoiam a naturalização, o governo Biden deve cumprir seus compromissos com esses os novos americanos, removendo barreiras à naturalização e eliminando o acúmulo de pedidos”.
Os dados citados pelo NPNA indicam que o USCIS tinha 400.903 pedidos de naturalização em processo em setembro de 2023, o último mês daquele ano fiscal, o que, se tivesse avançado, teria aumentado significativamente o número de novos cidadãos.
Há outros atrasos significativos, como mais de 13 mil documentos de renovação de documentos de naturalização.
E o Green Card?
Em dois dos grandes grupos de petições de green card, por petição de casamento e família (pais, irmãos e filhos), o USCIS também relatou atrasos significativos.
No caso da Residência Permanente por casamento, são notificados 56.954 casos aprovados contra
45.143 pendentes.
Quanto à retirada de condições de um Green Card, também há atrasos com 133.147 processos pendentes contra 12.672 aprovados.
Ao todo, foram aprovadas 856.2018 petições familiares, mas 1,9 milhão de pedidos estão pendentes.
O USCIS implementou várias mudanças no processamento de procedimentos de imigração, sejam vistos de trabalho ou proteções provisórias, como o Status de Proteção Temporária (TPS), a fim de reduzir o tempo de espera.
Entre as mudanças mais notáveis está, por exemplo, esta a ampliação da Autorização de Emprego (EAD) para cinco anos.
A agência não conseguiu recuperar os atrasos que se intensificaram durante a pandemia da Covid-19.