JSNEWS – Os eleitores da cidade de São Francisco, no estado americano da Califórnia, votaram nessa terça feira, 07, pelo impeachment do promotor socialista em uma eleição de recall que rejeitou a aplicação de suas políticas consideradas “clementes demais” para combater os altos índices de criminalidade.
O esforço de impeachment contra o promotor, Chesa Boudin, ex-defensor público e filho de terroristas condenados, foi apoiado por 61% dos eleitores nos primeiros resultados apurados, a informação é da rede NBC.
San Francisco voters tossed District Attorney Chesa Boudin from office on Tuesday, favoring a recall effort that argued his progressive reforms were too lenient and made the city less safe.https://t.co/5Fqc6sKwPQ
— San Francisco Chronicle (@sfchronicle) June 8, 2022
O impeachment dessa terça-feira pode se tornar um indicador de que os sentimento dos eleitores dos Estados Unidos, incluindo em Nova York, onde o promotor do distrito de Manhattan, Alvin Bragg, enfrentou críticas generalizadas desde que promulgou uma série de políticas progressistas após assumir o cargo em janeiro e que coincide com a alta dos índices de criminalidade naquela cidade.
Boudin, 41, foi eleito em 2019 em meio a uma onda nacional de vitórias de candidatos progressistas que prometeram reformar o sistema de justiça criminal que eles chamaram de “historicamente de racista e injusto”.
Porem os moradores de São Francisco ficaram desapontados com a concepção de justiça do promotor, que incluía a proibição de pedir fiança em dinheiro, de processar menores como adultos para determinados crimes e de buscar sentenças brandas contra gangues. Além disso, os vídeos postados nas redes sociais em que aparecem pessoas roubando mercadorias impunimente do comercio, associaram essas ocorrências as politicas lenientes aplicadas por Boudin.
As últimas estatísticas oficiais da polícia mostram que a criminalidade geral na cidade aumentou quase 8% este ano, com um aumento de 20% nos roubos, bem como aumentos em homicídios, estupros e agressões.
O prefeito London Breed, que em dezembro anunciou uma politica repressiva em que a polícia seria “menos tolerante com todas as bobagens que destruíram nossa cidade”, nomeará um substituto de Boudin até que uma eleição especial seja realizada em novembro.