Da Redação – Elon Musk respondeu com ironia nesta terça-feira às acusações de ter feito uma saudação nazista durante seu discurso na posse de Donald Trump, em Washington, na véspera. O bilionário sugeriu que seus detratores encontrassem “truques sujos melhores” em resposta à controvérsia gerada pelo gesto.
“Francamente, eles precisam de truques sujos melhores. O ataque de ‘todo mundo é Hitler’ é tão batido”, disse o dono da Tesla e da SpaceX, em postagem na sua rede social X.
O empresário causou espanto no evento ao fazer duas vezes uma saudação, descrita por alguns como “fascista” ou “nazista”, enquanto outros a defenderam como “um gesto desajeitado”.
No momento, ele falava no palco da Capital One Arena, onde apoiadores de Donald Trump se reuniram para um comício em homenagem ao novo presidente americano, algumas horas após sua posse.
Depois de agradecer à multidão por permitir que o republicano retornasse à Casa Branca, ele bateu no peito com a mão direita e então estendeu o braço, com a palma aberta. Ele então repetiu o gesto, virando-se para o resto da multidão atrás dele.
A historiadora Claire Aubin, especialista em nazismo nos Estados Unidos, considerou que o gesto de Elon Musk foi de fato um “sieg heil”, a saudação nazista.
“Bem, não demorou muito”, criticou o congressista democrata Jimmy Gomez no X, reagindo a uma imagem do homem mais rico do mundo fazendo a saudação no palco.
Outra historiadora e especialista em fascismo, Ruth Ben-Ghiat, também declarou no X que “era de fato uma saudação nazista, e bastante agressiva”.
Frankly, they need better dirty tricks.
The “everyone is Hitler” attack is sooo tired 😴 https://t.co/9fIqS5mWA0
— Elon Musk (@elonmusk) January 21, 2025
Com informações Agência Globo