Da Redação – O empreendedor da tecnologia Elon Musk expressou seus parabéns às equipes da SpaceX e da NASA após o resgate de dois astronautas que permaneceram retidos na Estação Espacial Internacional por aproximadamente nove meses.
“Graças ao excelente trabalho da equipe da SpaceX em colaboração com a NASA, os astronautas estão agora em segurança de volta ao lar. Assim, parabenizo as equipes da SpaceX e da NASA por seu desempenho exemplar”, escreveu Musk em sua rede social.
O fundador da SpaceX e figura central do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE) também manifestou “um enorme agradecimento” ao presidente Donald Trump “por priorizar e agilizar o retorno” dos astronautas.
Os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams estavam na Estação Espacial Internacional desde junho de 2024. Sua missão, inicialmente planejada para durar apenas uma semana após o lançamento do primeiro voo tripulado da Boeing, foi prolongada devido a problemas técnicos na espaçonave. Após a NASA considerar arriscado o retorno à Terra com os astronautas a bordo, Wilmore e Williams permaneceram na estação por meses.
Wilmore, Williams, o comandante da Crew-9, Nick Hague, e o cosmonauta russo Aleksandr Gorbunov retornaram à Terra na terça-feira, com um pouso na costa da Flórida pouco antes das 18h (horário do leste dos EUA).
O retorno de Wilmore e Williams tornou-se uma questão política para a administração Trump. Em 18 de fevereiro, Musk havia afirmado ao apresentador da Fox News, Sean Hannity, que o ex-presidente Joe Biden deixou os astronautas no espaço por “razões políticas”.
Logo após assumir o cargo, Trump encarregou Musk de trazer de volta os dois astronautas, que, segundo ele, haviam sido “abandonados” pela administração Biden.
Trump também criticou Biden por não ter agido antes.
“Acabei de pedir a Elon Musk e à @SpaceX para ‘buscarem’ os dois bravos astronautas que foram praticamente abandonados no espaço pela administração Biden. Eles estavam esperando há muitos meses na @SpaceStation. Elon estará a caminho em breve. Que tudo ocorra em segurança. Boa sorte, Elon!!!”, publicou Trump na ocasião.
Em uma coletiva de imprensa após o pouso, com representantes da SpaceX e da NASA, Joel Montalbano, vice-administrador associado da Diretoria de Missões de Operações Espaciais da NASA, foi questionado sobre as alegações de Trump e Musk de que a administração Biden não quis trazer a tripulação do Starliner de volta por motivos políticos. “Sim, eu não estive envolvido em conversas com a administração anterior”, respondeu Montalbano. “Ficou claro que recebemos uma solicitação da atual administração, e os resultados que vocês viram são os que testemunhamos hoje com o pouso da Crew-9.”
Hannity insistiu com Musk sobre a política por trás do atraso no retorno dos astronautas, e Musk esclareceu suas comunicações com a administração Biden anterior. “Definitivamente, oferecemos trazer os astronautas de volta antes. Não há dúvida sobre isso”, afirmou Musk. “Os astronautas deveriam estar lá por apenas oito dias, e já se passaram quase dez meses. Obviamente, isso não faz sentido. A SpaceX poderia ter trazido os astronautas de volta em poucos meses, no máximo, e fizemos essa oferta à administração Biden. Ela foi rejeitada por razões políticas, e isso é simplesmente um fato.”