JSNEWS – A embaixada dos EUA na Ucrânia disse que as forças russas “removeram ilegalmente” milhares de crianças do leste do país.
“As forças russas removeram ilegalmente 2.389 crianças ucranianas dos oblasts de Donetsk e Luhanks para a Rússia”, tuitou a embaixada citando o Ministério das Relações Exteriores ucraniano. “Isso não é assistência. É sequestro.”
According to the Ukrainian Foreign Ministry, Russian forces have illegally removed 2,389 Ukrainian children from Donetsk and Luhanks oblasts to Russia. This is not assistance. It is kidnapping.
— U.S. Embassy Kyiv (@USEmbassyKyiv) March 22, 2022
No início desta semana, o conselho da cidade de Mariupol disse que as forças russas haviam deportado à força milhares de pessoas da cidade sitiada na semana anterior, após relatos russos de “refugiados” que chegaram do estratégico porto sul.
“Na última semana, milhares de residentes de Mariupol foram levados para o território russo”, disse o conselho em um comunicado em seu canal no Telegram na noite de sábado.
“As forças ocupantes levaram ilegalmente pessoas do distrito de Livoberezhniy e do abrigo no prédio do clube esportivo, onde mais de mil pessoas, a maioria mulheres e crianças, estavam se escondendo do bombardeio constante.”
No sul da Ucrânia, a Rússia está assediando Mariupol, uma cidade de 400.000 pessoas antes da guerra e que se encontra em estado de emergência humanitária. Acredita-se que centenas de milhares de moradores estejam presos dentro de bombardeios quase constantes, sem acesso a comida, água, energia ou calor. “Não sobrou nada lá, de Mariupol”, disse Volodymyr Zelensky em um vídeo ao parlamento italiano nessa segunda-feira,21.