Por Thaís Partamian Victorello (@thaisvictorello) –
Mudar de país é o sonho para milhares de pessoas ao redor do mundo, porém poucos têm a coragem necessária para tomar tal decisão, afinal, ela envolve a renúncia de muitas coisas que devem ser “colocadas na balança” para que a decisão seja assertiva e não uma experiência frustrante.
Colocar os sonhos na mala e seguir em frente, rumo a um futuro incerto, não é uma das tarefas mais fáceis, pois muitas vezes inclui afastar-se do convívio de amigos, familiares, da cultura, dos costumes e do idioma de origem, mas também pode ser a chave para um futuro próspero e de sucesso.
Quando o assunto é imigração, uma das principais rotas escolhida pelos brasileiros é os Estados Unidos. Muitos que trazem na mala o famoso “American Dreams”, tem histórias de superação e conquistas, que enchem de orgulho a comunidade local. O empresário Nelson Pedro de Oliveira é um desses imigrantes, que tem uma trajetória verdadeiramente inspiradora.
Nascido em uma família de origem humilde, em Cuieté Velho, um pequeno distrito do município brasileiro de Conselheiro Pena, no interior do estado de Minas Gerais, antes de mudar- -se para os EUA ele trabalhava na roça com a família. “Meu pai tinha uma terra e trabalhávamos ali para tirar o sustento”, relembra o empresário.
Mesmo sem ser fluente em inglês, Nelson mudou-se sozinho para o estado de Massachusetts no final da década de 80, trazendo consigo o sonho de buscar novas oportunidades. Era a primeira vez que o mineiro pisava em solo americano. Nelson batalhou muito e hoje é referência em meio a comunidade brasileira de Massachusetts, quando falamos de brasileiros que fizeram história em New England e se tornaram grandes empreendedores, com trajetórias inspiradoras. Casado e pai de três filhos, hoje Nelson é um dos grandes empresários brasileiros da região de Boston, estando à frente da Nelson Group Companies e sócio do restaurante Alma Gaucha Brazilian Steak House.
Em 2016 Nelson iniciou um projeto social com crianças carentes no Malawi, um país situado no sudeste da África e que faz fronteira com a Tanzânia, Moçambique e a Zâmbia. Esse trabalho tem impactado a comunidade local, trazendo esperança de um futuro melhor para as crianças. “O principal objetivo da fundação é ensinar os princípios de vida através da Bíblia, além de prover alimentos, ensinar liderança e empreendedorismo”, conta o empresário. A Fundação Nelson está mudando vidas na pequena aldeia de Sande, localizada na Autoridade Tradicional de Malemia, em Nsanje Malawi, na África Central. O que começou como o desejo de um homem de dar aos órfãos comida melhor se transformou em um campus educacional que transforma desespero em esperança.
Para conhecer mais sobre a fundação, acesse: nelsonfoundationkids.org.