Da Redação – Nesta segunda-feira, 19 de agosto, foi lançado o Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos (DHS) o novo processo de imigração conhecido como Parole in Place – PIP (Liberdade condicional no local).
O programa é destinado a milhares de imigrantes indocumentados que atendem a alguns critérios específicos e que poderiam facilitar a obter residência no país.
A liberdade condicional em vigor foi projetada para considerar, caso a caso, os pedidos de pessoas casadas com cidadãos americanos e que residam nos Estados Unidos há 10 anos ou mais, desde que não representem uma ameaça à segurança pública ou nacional. Os beneficiários desse programa devem se qualificar para solicitar ajuste de status.
O programa oferece uma oportunidade significativa para regularizar seu status migratório.
O programa Parole in Place – anunciado pela administração Biden em 17 de junho deste ano – espera beneficiar cerca de 500 mil imigrantes e mais 50 mil menores.
Os imigrantes que em algum momento enfrentaram processos de deportações ou possuem registo criminal não se qualificam para esse ajuste de status.
Os advogados recomendam que os interessados em Parole in Place preparem a papelada como certificações de casamento, certidões de nascimento de filhos, passaportes, emprego e papéis que comprovem residência nos nos Estados Unidos por dez anos.
Neste tópico, são válidos títulos de estudos, comprovantes de pagamentos de impostos, pagamentos de renda, hipotecas, entre outros.
Nos últimos dias as autoridades detectaram alguns golpes dirigidos a potenciais beneficiários. Os golpistas se comunicam com as partes interessadas prometendo acelerar os procedimentos em troca de pagamento, o que é falso. A Comissão Federal de Comércio (FTC) alertou aos potenciais beneficiários sobre algumas modalidades e golpes.
There has been recent news about Parole in Place (PIP) for spouses and stepchildren of U.S. citizens. Here’s how to check your eligibility and avoid scams. #Immigration #USCIS #FTC pic.twitter.com/QN4ECQAtBe
— UnidosUS (@WeAreUnidosUS) August 15, 2024