JSNEWS – O professor de história da universidade de Yale, Timothy Snyder, disse nessa terça-feira que a invasão da Ucrânia pelo presidente russo Vladimir Putin é ‘um tiro sairá pela culatra para a Rússia nos anos seguintes’.
A guerra globalmente condenada e as sanções resultantes à Rússia estão empurrando-a “cada vez mais perto da China”, disse Snyder, especialista em fascismo e autoritarismo, ao programa Ari Melber, da MSNBC.
E se Putin “não revisar seus planos para a Ucrânia, seu legado não será de restabelecer a Rússia como uma superpotência global. Em vez disso, será do país se tornando um estado vassalo da China”, previu Snyder, ecoando as opiniões de outros comentaristas sobre a “expedição punitiva russa” contra a ucrânia nos últimos dias.
Há “muitas pessoas na Rússia que percebem” que a guerra contra a Ucrânia é um desastre moral, econômico e geopolítico, disse o professor.
“A questão é se algum deles tem coragem de falar a verdade a Putin e se ele percebe com o tempo que não apenas seu legado, mas seu poder está sendo minado pelo que ele está fazendo”, acrescentou.