REUTERS – O governador de Washington, Jay Inslee, disse nesta terça-feira que está cogitando medidas obrigatórias para evitar um aumento de casos de coronavírus que poderia chegar a 64 mil no Estado norte-americano dentro de oito semanas a menos que uma “ação real” seja realizada.
Inslee disse que epidemiologistas estão lhe informando que atualmente existem de 500 a dois mil casos de coronavírus em Washington e que, dado o ritmo de proliferação da doença respiratória altamente contagiosa, o número pode dobrar a cada 5-8 dias.
O Estado de Washington já relatou 162 casos confirmados do novo coronavírus e 22 mortes, mas especialistas acreditam que o número verdadeiro de casos é muito maior.
“Quer sejam 500 hoje ou 1.500 ou 2 mil, isso chega a um número muito grande muito rápido”, disse Inslee.
Indagado pelos repórteres se está cogitando medidas obrigatórias para frear o contágio, Inslee respondeu que não ficaria surpreso se ele informações sobre isso nos próximo dias.
“O número de pessoas que são infectadas em uma epidemia como esta dobrará no Estado de Washington a menos que adotemos uma ação real aqui”, disse ele aos repórteres.
“Se houver mil pessoas infectadas hoje, em sete a oito semanas pode haver 64 mil pessoas infectadas no Estado de Washington se não desacelerarmos esta epidemia de alguma maneira”.