JSNEWS – Hoje é feriado nacional nos Estados Unidos, é dia Dia de Colombo (Columbus Day), Dia da Hispanidade (Día de la Hispanidad) e dos Povos Indígenas, é um feriado nacional que celebra originalmente a chegada de Cristóvão Colombo à América em 12 de outubro de 1492, sendo este também o dia dedicado à Nossa Senhora do Pilar, padroeira da Hispanidad.
A data é comemorada em alguns países de Língua espanhola e também nos Estados Unidos. A denominação e as comemorações próprias desta data variam em cada um destes diversos países e nos Estados Unidos dependendo do ano, pode celebrar-se entre em 8 e em 14 de outubro.
Em 2021, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden (Dem.), foi o primeiro presidente dos Estados Unidos a reconhecer e celebrar oficialmente o Dia dos Povos Indígenas, que ocorre nesta segunda segunda-feira de outubro, data que oficialmente é celebrado o feriado nacional do Dia de Colombo.
Cristóvão Colombo vem sendo associado recentemente a supostas atrocidades que foram causadas durante a conquista da América pelos conquistadores europeus, pincipalmente na america Latina. Em 2021, a cidade de Boston foi a primeira grande cidade americana a banir desta data a figura do explorador e dedicar integralmente esse dia aos povos nativos. No mesmo ano as escolas públicas de Nova York passaram designar esta data como “Dia do Legado Italiano/Dia dos Povos Indígenas”, dizendo, de acordo com os progressistas democratas, adeus a “um aventureiro”.
A polêmica sobre o Dia de Colombo é um fato recente e que ganhou força durante as manifestações contra o racismo em meados de 2020, motivadas pela morte do afro-americano George Floyd.
Num pais em que o tema racial é explorado politicamente pela esquerda americana, algumas menções ao passado histórico dos Estados Unidos passou a ser visto como símbolo de ódio, e esse discurso divisionista exige a dissociação do nome de Cristóvão Colombo de qualquer data comemorativa bem como a remoção símbolo, monumentos e menções ao navegador.
O banimento de Colombo é tido como essencial para os ativistas do “movimento de descolonização”, seja lá o que isso signifique, que vê o navegador como símbolo do fim de uma “gloriosa e rica civilização” e o começo da miséria de diversos que foram subjugados pelo “colonizador branco europeu”.
Na america latina
A nova líder esquerdista do México, a presidente Claudia Sheinbaum disse em 2020: “Por muitos anos, eles nos disseram que vieram de lá para nos civilizar. Não! Já havia grandes culturas aqui”, citando as contribuições dos olmecas e astecas.“É mais do que isso, o México é grande por causa de seus povos originais”.
Em 2020, quando era prefeita da Cidade do México, Sheinbaum ordenou a remoção de uma estátua de Colombo que adornava a avenida mais proeminente da capital desde 1877.
A data é feriado na Venezuela onde é chamada de “Dia da Resistência Indígena”.