Da Redação – Uma estudante internacional de pós-graduação da Universidade Tufts está sob custódia federal após ser detida por oficiais do Serviço de Imigração e Controle de Aduanas (ICE), de acordo com um e-mail enviado na terça-feira à noite pelo presidente da Tufts, Sunil Kumar, e compartilhado com a GBH News.
Rumeysa Ozturk, cidadã turca e estudante de doutorado na Escola de Pós-Graduação em Artes e Ciências, foi presa fora de seu apartamento fora do campus. Kumar disse que a universidade foi informada de que o status de visto de Ozturk foi encerrado, “e buscamos confirmar se essa informação é verdadeira”.
“A universidade não tinha conhecimento prévio deste incidente”, escreveu Kumar, “e não compartilhou nenhuma informação com as autoridades federais antes do evento.”
A universidade planeja ajudar a conectar Ozturk a recursos legais externos, caso ela precise, conforme o e-mail.
“Reconhecemos que a notícia desta noite será angustiante para alguns membros de nossa comunidade, particularmente os membros de nossa comunidade internacional”, escreveu Kumar, emitindo um lembrete de que a universidade tem um protocolo para responder a agentes do governo federal que fazem “visitas não anunciadas” dentro ou fora do campus.
Após a prisão de Mahmoud Khalil, um residente legal dos EUA e estudante de pós-graduação na Universidade de Columbia, o presidente Donald Trump alertou que a detenção de Khalil seria a primeira “de muitas que virão” enquanto seu governo reprime manifestações em campi contra Israel e a guerra em Gaza.
Ozturk é uma estudante do programa de doutorado da Tufts em estudo infantil e desenvolvimento humano e já havia criticado publicamente a abordagem da universidade em relação aos protestos pró-Palestina.
Em março do ano passado, Ozturk co-escreveu um artigo de opinião no jornal da escola, The Tufts Daily, que pedia a Kumar que “reconhecesse o genocídio palestino” e divulgasse seus investimentos, além de se desfazer de empresas com laços diretos ou indiretos com Israel.
Recentemente, Ozturk foi listada em um site conhecido que afirma “documentar indivíduos e organizações que promovem o ódio contra os EUA, Israel e judeus em campi universitários norte-americanos”.