Da Redação – A secretária de Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, rejeitou a proposta liderada pelo Brasil para criar um imposto global para taxação de bilionários em 2% do total de sua riqueza. A proposta é defendida pelo ministros da Fazenda do Brasil, o petista Fernando Haddad. A informação é do Dow Jones Newswire.
O Brasil está à frente do grupo de grandes economias do G20 este ano, e Haddad sugeriu criar um imposto global para taxar os ricos em 2% sobre de suas riquezas todos os anos, o objetivo de Hadad é de tirar dos ricos e dar aos pobres e reduzir a evasão fiscal.
A proposta do Petista recebeu de outras nações membros, incluindo a França.
“Acreditamos na tributação progressiva. Mas a noção de algum acordo global comum para tributar pessoas ricas com receitas redistribuídas de alguma forma não em nosso apoio. Isso é algo que não podemos assinar”, disse Janet Yellen.
A maioria dos países aplica o imposto de renda com base na residência da pessoa. Os EUA, diferentemente de outras nações, tributam os seus cidadãos sobre o seu rendimento mundial tornando mais difícil para os americanos escaparem dos impostos transferindo ativos e rendimentos para o exterior. A proposta brasileira consiste em taxar cidadãos de outros países.