Por : José Soares Leite – O que é a Cruz? É um símbolo de vergonha, martírio e dor, porque na realidade, era uma forma que o império romano, apesar de não ter sido o inventor da prática da crucificação, se utilizava para punir seus inimigos. Desta maneira, impunha pavor aos adversários que se levantassem contra Roma. A razão disso era devido à crueldade que essa forma de castigo trazia aos condenados a mais atroz agonia e sofrimento que uma pessoa pode suportar.
A cruz tem o maior significado do amor de Deus. Assim o Império Romano se tornou o mais temido entres as nações de sua época. Para os inimigos de Roma a crucificação significava a expressão da maior barbaridade humana. Para Deus, a crucificação de Jesus foi a maneira dEle expressar a prova de seu amor pelo ser humano (Is 53.10; Jo 3.16), quando ainda o homem era seu inimigo (Rm 5.10). A cruz traduz a gravidade dos pecados do mundo. O pecado e a morte entraram no mundo por meios de um único homem (Rm 5.12).
A graça salvadora também entrou no mundo por intermédio de Jesus (Ef 2.7-8). Na sua morte na cruz, Jesus trouxe o perdão de Deus a todos os que aceitarem o seu sacrifício (Lc 23.33- 34). A cruz traz o significado da reconciliação com Deus. Porque não há outro mediador entre Deus e os homens senão Jesus.
Somente através do sacrifício perfeito de Cristo teremos o Livramento de nossa culpa para obtermos a redenção eterna: Penal – Porque seu sacrifício satisfaz a dimensão de nossa dívida para com Deus (Cl 2.14). Substitutivo – Porque só Jesus pode dar a sua vida e depois tomá-la de volta (Jo10.11-18).
Assim temos a garantia de nossa ressurreição (1Co 15.20-21) Remidor – Porque temos a redenção eterna pelo seu sangue (Ef 1.7; 2.12-13). Jesus derramou todo seu sangue no processo de sua crucificação Na cruz Jesus foi crucificado na forma humana para derrotar a Satanás (Jo.1.1,14; Hb 2.14).
Ele se manifestou em carne para desfazer o poder de Satanás (1Jo 3.8). Foi na cruz que Jesus deu sua vida e morreu para vencer a morte (Ap 1.18). Por que Jesus não foi morto apedrejado como era costume dos judeus pela lei de Moisés? Ou por que Jesus não foi decapitado conforme a lei romana? Você já tinha analisado por que Jesus morreu de morte de cruz. Se o pecado entrou no mundo por um ser humano, foi a estrutura do seu corpo se contaminou com o pecado.
Somente um corpo sem pecado poderia satisfazer a exigência da santidade de Deus, para que de uma vez por todas o homem fosse purificado. A Bíblia diz que Jesus se tornou maldito quando assumiu os nossos pecados. (Hb10.10,12).
José Soares é Pastor, Bacharel em Teologia e professor de ensino sistemático de estudos Bíblicos como Professor de Escola Dominical e Faculdade de ensino Teológico em Boston.