Da Redação – O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump, considerado culpado na quinta-feira, 30, por um júri de Nova York, disse em uma entrevista exibida neste domingo, 2, que uma pena de prisão poderia ser considerado como “um ponto de ruptura” politica para seus seguidores.
Em entrevista à emissora Fox News, o candidato republicano à presidência disse estar bem e advertiu que uma pena de prisão “seria difícil para o público aceitar, você sabe, em certo momento, há um ponto de ruptura”, disse. “Outro dia vi um dos meus advogados na televisão dizendo: ‘Ah, não, você não quer fazer isso com o presidente’. E eu disse: você não deve implorar por nada.” Acrescentando que o julgamento foi “mais difícil” para sua família do que para ele. Falando especificamente da sua esposa, a ex-primeira-dama Melania Trump, o ex-presidente disse que “ela está bem, mas acho que isso é muito difícil para ela”.
Questionado sobre a perspectiva de procurar vingança política caso ganhe as eleições presidenciais de 2024, Trump disse que, embora o simples sucesso pareça “lindo”, é também “terrivelmente difícil quando se vê o que eles fizeram mas o pais pode se unir”, acrescentou.
Essas declarações têm uma conotação particular em um país ainda marcado pelo ataque ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021, quando apoiadores de Trump tentaram impedir a certificação da vitória eleitoral de seu rival democrata Joe Biden.
Prisão
Em sua primeira reação depois do veredicto histórico de quinta-feira, Stormy Daniels, a ex-atriz pornô que está no centro do caso que levou Donald Trump a ser considerado culpado de fraude pediu a prisão do ex-presidente.
“Acho que ele deveria ser condenado à prisão e a algum serviço comunitário, trabalhando para os menos favorecidos, ou sendo saco de pancadas voluntário em um abrigo para mulheres”, disse Daniels ao jornal britânico Daily Mirror no sábado, a ex-atriz afirma ter mantido relações com o magnata, o que ele nega.
‘Injusto’
Trump classificou o processo contra ele de “injusto” e foi liberado sem fiança após uma audiência esta semana e poderá ser condenado a quatro anos de prisão por cada acusação, mas é mais provável que goze de liberdade condicional, já que não tem antecedentes criminais. Mesmo assim, ele não está inabilitado para continuar sua campanha eleitoral, inclusive no caso improvável de ser preso.
O presidente americano Joe Biden, que busca a reeleição nas eleições de novembro, criticou Trump por questionar o sistema judicial dos Estados Unidos e dizer que seu processo foi fraudado, e descreveu suas declarações como “perigosas”.
Um dos filhos do ex-presidente, Eric Trump, estimou, por sua vez, que o caso estava transformando seu pai em “um mártir”. “O povo americano não é burro e vê exatamente o que está acontecendo”, afirmou.