JSNEWS– A Family Dollar, uma conhecida rede varejista que atende clientes predominantemente clientes de baixa renda nos Estados Unidos, anunciou que fechará 600 estabelecimentos em 2023 e mais 370 lojas nos próximos anos à medida que os arrendamentos dos imóveis os imóveis em estão esses estabelecimentos expirarem. A Family Dollar tem cerca de 8.000 lojas nos EUA.
Já a Dollar Tree, que é proprietária da Family Dollar, o disse que fechará 30 lojas à medida que os arrendamentos dos imóveis expirarem, a informação é da CBS News.
Analistas familiarizados com o mercado varejistas disseram que com o fechamento destes estabelecimento as opções de compras dos consumidores americanos de baixa renda ficariam ainda mais reduzidas uma vez que essas lojas estão, em sua maioria, em locais com poucas opções opções de varejo. Após o anuncio, as ações da Dollar Tree caíram mais de 13% alcançando o nível mais mais baixo deste ano.
De acordo com analistas consultados pela CBS News, o fechamento foi motivado por decisões administrativas consideradas ‘erráticas’ e das más condições de conservação dos estabelecimentos que prejudicaram a marca do Family Dollar, que foi multada recentemente em mais de $ 40 milhões por uma infestação de ratos em um de seus depósitos o que forçou o fechamento temporário de centenas de suas lojas.
Modelo de negócios e concorrência
O varejo de desconto tem sido um dos pontos positivos da economia americana que remonta à Grande Recessão, quando a crise econômica e os altos indices de desemprego fizeram com que os americanos reduzissem o consumo e forçando os varejistas a reduzirem os preços e a buscarem outros modelos de negócios para sobreviverem.
Anos de caça aos descontos condicionaram os compradores a procurarem preços promocionais, uma mentalidade que permanece até nos dias atuais na cultura americana.
Enquanto milhares de lojas de departamento especializadas em operar em Shopping Centers e outros varejistas fecharam, as empresas de descontos que englobam o modelo de negócios operados pelo Walmart, Dollar General e TJ Maxx cresceram concentrando em atrair a classe média baixam que são os mais impactados pela inflação que atingiu seu mais alto nível nesses últimos anos.
Nesse cenário as cadeias de descontos melhoraram sua posição. Enquanto a Family Dollar tenta se reestruturar, o seu concorrente, a Dollar General abriu cerca de 1.000 lojas por ano nesses últimos anos, tornando-se a varejista que mais cresce nos Estados Unidos.
A empresa possui cerca de 18.000 lojas e se tonando a opção para consumidores de baixa renda.