Seis das principais associações não governamentais focadas em oferecer programas educativos e culturais para as comunidades brasileiras residentes nos Estados Unidos nomearam no sábado, 8, a atriz e apresentadora de TV Fernanda Pontes a “Embaixadora do Português como Língua de Herança”. A cerimônia aconteceu na região metropolitana de Washington, D.C., junto à comunidade brasileira local, durante evento com alunos da Associação Brasileira de Cultura e Educação (ABRACE).
Devido à sua trajetória como mãe brasileira vivendo nos Estados Unidos e como profissional, divulgando a diversidade e a riqueza da cultura brasileira, Fernanda Pontes está alinhada à missão destas seis organizações, que é promover o Brasil e o ensino da língua portuguesa aos descendentes de imigrantes brasileiros que vivem nos EUA. Fernanda Pontes traz ainda mais união e motivação para comunidade brasileira, pois em cinco anos vivendo nos EUA, conquistou toda a comunidade brasileira e ganha o título de Embaixadora Oficial da Língua Portuguesa dos EUA.
Fernanda trouxe ainda mais esperança e motivação conseguindo fazer com que as principais ONGS que lutam pela causa, se unissem e criassem uma só plataforma onde o maior objetivo é lutar pela história e cultura Brasileira na vida das crianças que vivem nos EUA. Em uma cerimônia realizada na ONG Abrace em Washington DC, Fernanda Pontes, com a presença do Ministro Aloysio Gomide Filho, representante da Embaixada do Brasil nos EUA e com um depoimento do Embaixador Edgar Casciano, sobre Fernanda ser a pessoa ideal e preparada para elevar ainda mais língua portuguesa nos EUA.
Fernanda terá uma grande missão em 2019, que é conscientizar e mobilizar todas as famílias brasileiras nos EUA, sobre a importância da língua portuguesa na vida de todas as crianças que vivem fora do Brasil. “Ser nomeada Embaixadora da língua portuguesa nos EUA, é uma emoção e uma responsabilidade muito grande que eu honrarei com muito carinho e comprometimento, conscientizando ainda mais as famílias brasileiras de como é importante preservar não só a língua portuguesa na vida dos nossos filhos, mas acima de tudo a nossa história e cultura”, afirma Fernanda.
“Todas as associações representadas aqui hoje trabalham para que as crianças vivendo nos Estados Unidos reconheçam e valorizem sua identidade como brasileiros, e para que mantenham vivo seu vínculo afetivo com o Brasil — país de seus pais ou avós”, disse Ana Lúcia Lico, diretora executiva da ABRACE, durante o evento. “Fernanda, contamos com você para este papel fundamental de levantar a bandeira da herança cultural brasileira e do seu valor na formação dos pequenos e jovens brasileiros pelo mundo”.