JSNews – A partir dessa segunda-feira, 20, quando Donald Trump assumiu o poder, foi desativado o aplicativo CBO One, que permitia aos imigrantes que chegassem a fronteira do México com os Estados Unidos solicitassem asilo as autoridades migratória americanas garantindo assim a entrada entrada legal no país.
A medida emitida por Trump fechou uma das rotas mais importantes para os imigrantes que procuram entrar nos Estado Unidos. De acordo com dados da imprensa americana citando informações do Departamento de segurança interna – DHS, afirma que em janeiro de 2023, mais de 936.500 pessoas usaram a plataforma para agendar uma entrevista com agentes federais de imigração para solicitar asilo.
Com o fim do aplicativo, estima-se que pelo menos 270 mil pessoas ficaram retidas do lado mexicano da fronteira, segundo uma estimativa da rede americana CBS.
A ordem para acabar com o CBP One foi uma das primeiras emitidas pelo novo governo de Donald Trump.
“A partir de 20 de janeiro de 2025 às 12h, as entrevistas agendadas pelo aplicativo CBP One com agentes federais de imigração em um dos oito portos de entrada na fronteira sul não estão mais disponíveis”, informa o departamento de Alfândega e Proteção de Fronteiras – CBP. “Todos os compromissos foram cancelados”, acrescentou.
O cancelamento do pedido fez com que dezenas de milhares de pessoas que esperavam no lado mexicano da fronteira para conseguir uma consulta ficassem presas, sem opções de entrada legal EUA.
O cancelamento dos agendamentos por esse aplicativo faz parte de um extenso pacote de medidas anti-imigração que Trump tomou no primeiro dia de sua presidência.