Da Redação – Entre os principais estados americanos que atraem brasileiros com green card, encabeçando a lista esta a Flórida (28%), especialmente a cidade de Orlando. Em seguida vêm Massachusetts (11%), Califórnia (10%), Nova Jersey (6%) e Nova York (5,46%).
O perfil dos brasileiros que tiveram concedido o green card foi mapeado pelo escritório de advocacia AG Immigration.
37,52% dos green cards foram dados para profissionais com habilidades excepcionais e extraordinárias ou trabalhadores das mais diversas áreas que vêm para os Estados Unidos com o objetivo específico de trabalhar, sendo, na maioria das vezes, patrocinados por um empregador americano.
Segundo os dados do levantamento, dos mais de 18 mil green cards emitidos, 57,8% foram para mulheres, sendo que 58,8% tinham entre 25 e 44 anos. Além disso, 77,6% eram casadas.
Em relação aos homens, eles receberam 42,2% dos green cards em 2021, sendo que 53,4% tinham entre 25 e 44 anos e 70,8% eram casados.
A maior parte dos vistos permanentes (57,8%) foi concedida pela via de parentesco com cidadãos americanos.
Em geral, são brasileiros que se casaram com um americano ou familiares imediatos (pais, cônjuges e filhos solteiros menores de 21 anos) de um brasileiro que se tornou cidadão americano.
Brasileiros no exterior
De acordo com a agência Brasil, citando o Ministério de Relações Exteriores (MRE), até o fim do ano passado, havia aproximadamente 4,5 milhões de brasileiros residentes no exterior. Para efeito de comparação, se essa fosse a população de um estado brasileiro, seria o 13º mais populoso.
A maior comunidade estrangeira está nos Estados Unidos, cerca de 1,9 milhão, número mais de cinco vezes maior que o segundo país, Portugal (360 mil.), seguido do Paraguai (254 mil), Reino Unido (220 mil) e Japão (207 mil).