JSNEWS – As fumaças dos incêndios florestais no oeste americano chegaram em Nova York nessa terça-feira levadas por fortes ventos soprando a fumaça para leste da Califórnia, Oregon, Montana e outros estados. A área afetada pelos incêndios no Oregon cresceu para 606 milhas quadradas (1.569 quilômetros quadrados) – metade do tamanho de Rhode Island.
Os incêndios também cresceram em ambos os lados da Sierra Nevada da Califórnia. No condado de Alpine, os chamados Alpes da Califórnia, o incêndio Tamarack causou evacuações de várias comunidades e cresceu para 61 milhas quadradas (158 quilômetros quadrados) sem contenção.
A fumaça na costa leste dos EUA lembrava o outono passado, quando vários grandes incêndios em Oregon afetou a qualidade do ar dos moradores de NY.
O incêndio no Oregon devastou a parte sul do estado e se expandiu em até 4 milhas (6 quilômetros) por dia, impulsionado por rajadas de vento e clima extremamente seco que transformou árvores e vegetação rasteira em combustível que alimenta as chamas.
Condições extremamente secas e ondas de calor associadas às mudanças climáticas tornaram os incêndios florestais mais difíceis de combater. A mudança climática tornou a região oeste dos USA muito mais quente e seco que nos últimos 30 anos, e continuará a tornar o clima mais extremo e os incêndios florestais mais frequentes e destrutivos.