O programa, informou Baker, é constituído pela CARES Law e outros fundos federais. A partir da quarta-feira, 1º de julho, as famílias de todo o estado poderão solicitar aluguel ou hipoteca em suas casas através de onze agências regionais, que trabalham com o programa Residential Assistance for Families in Transition (RAFT) do estado, incluindo Wayfinders em Springfield, Metro Housing Boston e Community Teamwork, Inc em Lowell.
Os moradores poderão solicitar até US$ 4 mil por meio dessa ajuda. A vice-governadora Karyn Polito afirmou que Massachusetts tem um dos mercados imobiliários mais caros do país e que o efeito da pandemia agravou a crise habitacional que já existe no estado.
Ele disse que “a pandemia destacou a importância de ter um lar seguro e estável, portanto, precisamos garantir que todas as pessoas e todas as famílias tenham acesso à moradia”. O governador Baker também compartilhou planos para expandir os testes do COVID-19, analisando as amostras de águas residuais, por meio de um programa piloto a ser executado pela Autoridade de Águas Residuais de Massachusetts na empresa do Departamento de Saúde Pública que será a entidade encarregada de revelar os resultados da referida análise.
Baker também anunciou que removeria a exigência de um período de auto-quarentena para turistas que viajam para o estado de Rhode Island, Vermont, Connecticut, New Hampshire, Maine, New York ou New Jersey. Mas ele ressaltou que as recomendações e medidas de auto-quarentena serão mantidas para viajantes de todos os outros estados.